O Centro Cultural do Teatro Guaira divulgou, na última quarta-feira, a lista com os indicados ao Troféu Gralha Azul 2009. Essa é a 30.ª edição do Troféu, que tem como objetivo premiar os profissionais envolvidos com as artes cênicas que mais tiveram destaque em 2009.
A lista conta com classificados em 17 das 19 categorias da premiação. Duas delas (coreografia e composição musical) não tiveram trabalhos selecionados pelo júri. A previsão é que a solenidade de premiação seja realizada no dia 10 de março, no Auditório Saltador Ferrante, no Guairinha, em Curitiba.
De acordo com Cesar Ribeiro da Fonseca, que trabalhou durante oito anos como jurado do Gralha Azul, tal premiação é de grande destaque para o Estado. “O Gralha Azul é o único certame oficial de incentivo à classe teatral no Paraná. Aqueles que escrevem seus trabalhos no Gralha Azul estão interessados em evoluir profissionalmente. Quando inscrito, o trabalho concorrente capricha mais na montagem, cenários, figurinos, direção, dentre outros aspectos. Isso contribui diretamente para uma melhora significativa da apresentação. Os grupos desconhecidos tornam-se conhecidos após ganhar um Gralha Azul. O vencedor é mais valorizado e tem mais projeção no mercado de trabalho”, diz.
Além disso, segundo Fonseca, a premiação incentiva a regulamentação da profissão, bem como a profissionalização das artes cênicas no Paraná. “Para uma peça participar, todos os seus integrantes deverão estar regulamentados”.
Os indicados são classificados nas seguintes categorias: coreografia, texto, maquiagem, adereço, cenário, figurino, sonoplastia. Além dessas, estão entre as 17 categorias melhor iluminação, revelação, ator, atriz e profissionais coadjuvantes, composição musical, direção espetáculo para crianças, direção, espetáculo de saltimbancos e melhor espetáculo.
O grupo vencedor da última categoria (melhor espetáculo), receberá o Troféu Epidauro. “Esse prêmio é concedido pelo cônsul honorário da Grécia para a região sul do Brasil, Constantino Comninos. Isso representa uma homenagem ao berço das artes cênicas, a Grécia, bem como mantém firme a tradição grega da arte cênica”, explica.
Os vencedores serão selecionados pela comissão julgadora, formada por Grazianne Branco Costa, Hermes de Oliveira Apatzch, Jane Franco D’ Ávila, Luis Afonso Burigo e Mozart Freitas Machado.
Com relação à 31.ª edição, Fonseca explica que no início do próximo ano os promotores do evento começarão a trabalhar na elaboração da edição de 2010 do Gralha Azul.
A realização é feita pelo Centro cultural Teatro Guaira em Co-Promoção com o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão no Estado do Paraná (SATED/PR) e pelo Sindicato dos Empresários e Produtores de Espetáculo do Paraná (Seped/PR).