Você pode pensar que está cedo para falar em Papai Noel, já que ainda faltam alguns meses para a chegada do Natal, mas em Curitiba o assunto já está em alta faz tempo. Isto porque entidades do município querem consolidar a cidade como a Capital do Natal e a antecedência é o segredo do sucesso.
O Instituto Municipal de Turismo (IMT) e o CCVB Curitiba, Região e Litoral Convention & Visitors Bureau pretendem transformar Curitiba no principal destino do Brasil no final do ano e prometem movimentar o turismo e os negócios com visitantes de todo o país. “Nos últimos três anos começamos uma retomada do Natal na cidade e neste ano conseguimos fazer isso com um passo à frente por causa da antecedência. As pessoas se organizam com antecedência para viajar”, avalia a diretora executiva do CCVB, Tatiana Turra, que desde janeiro recebe contatos de pessoas interessadas na programação natalina.
O trabalho já começou e, além da elaboração de uma programação especial com calendário unificado, também estão em andamento parcerias com agentes e operadores de viagens nas cidades de onde mais saem turistas com destino à Curitiba (especialmente dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e do Nordeste) e empresas de receptivo local. A rede hoteleria e de gastronomia também está envolvida. A comunidade não vai ficar de fora. A prefeitura pretende lançar uma nova edição do concurso de decoração natalina.