Num cenário de crise ambiental sem precedentes, cultivada nas entranhas de um modelo de desenvolvimento que vem exaurindo numa velocidade assustadora os recursos naturais do planeta com impactos negativos sobre a qualidade de vida da população, não basta denunciar o que está errado. É preciso sinalizar rumo e perspectiva, dar visibilidade às soluções sustentáveis que fertilizam o campo das idéias para a semeadura de um novo tempo e de um novo projeto de civilização.
Estas são as questões abordadas no livro Mundo Sustentável ? Abrindo Espaço na Mídia Para um Planeta em Transformação (ed. Globo, 304 pág., R$ 32,30), do jornalista André Trigueiro, apresentador do Jornal das Dez, da Globo News. E para falar sobre a obra, ele participa de dois eventos na capital paranaense.
O primeiro deles será uma palestra no dia 28 de março, às 19h, na Feira Brasileira de Reciclagem e Tecnologia Ambiental, evento associado ao COP8 e MOP3, que acontece no Estação Embratel Convention Center. Informações pelos telefones 41-3225-2493 e 3233-6202.
Em seguida, no dia 29 de março, ele participa de um bate-papo com o público e lança o livro ?Mundo Sustentável ? Abrindo Espaço na Mídia Para um Planeta em Transformação?, às 19h, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação. A entrada é franca.
O livro reúne uma seleção de artigos, entrevistas e comentários do autor que foram veiculados na Rádio CBN, no canal a cabo Globo News, no jornal O Globo e no site Ecopop. Alguns dos principais temas da atualidade como aquecimento global, água, biodiversidade, consumo irracional dos recursos naturais, lixo, energia e meio ambiente nas cidades ganham destaques.
?Os textos apresentam soluções para a vida num mundo auto-sustentável e procura despertar a sociedade para a importância dos debates sobre o modelo socioeconômico em que estamos imersos?, explica Trigueiro.
Modelo
Um bom exemplo do enfoque proposto pelo autor é o capítulo a respeito do lixo, assunto que atinge a todos, que apresenta nitidamente o impacto dos hábitos cotidianos sobre o meio ambiente e as perspectivas de uso inteligente dos resíduos como fonte de matéria-prima e energia.
Em outro capítulo, Trigueiro propõe a discussão do papel do profissional de imprensa em relação a estas questões, apresenta sugestões para a formação dos jornalistas na área ambiental e a necessidade de se incorporar no dia-a-dia das redações o mesmo senso de urgência presente em diversos relatórios científicos que denunciam o risco de colapso ambiental.
Curiosidades
Entre as curiosidades mencionadas no livro, Trigueiro explica as funções do biodigestor, que se refere ao tratamento de esgotos no local onde ele é gerado, sem usar energia ou produtos químicos e ainda produzir biogás. Tal experiência foi realizada com sucesso em comunidades de baixa renda na cidade de Petrópolis (RJ).
Outras informações que devem chamar atenção do leitor referem-se à cidade de Belo Horizonte -recordista da América Latina em número de coletores solares para aquecer o banho em lugar do chuveiro elétrico -, da lei de uso de água de chuva em residências nas cidades de Curitiba e Rio de Janeiro e da entrevista exclusiva com o ministro do meio ambiente da Alemanha, país responsável pela mais avançada legislação na área de energia renovável.
Sobre o autor
André Trigueiro é jornalista com pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ. È professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, coordenador editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século 21", (editora Sextante, 2003).
Foi repórter do jornal Última Hora, Rádio MEC/AM, Rádio Jornal do Brasil/AM, TV Globo, e desde 1996 vem atuando como repórter e apresentador do "Jornal das Dez" da Globo News, canal de TV a cabo onde também produziu, roteirizou e apresentou programas especiais ligados à temática sócio ambiental.
Pela série "Água: o desafio do século 21" (2003), recebeu o Prêmio Imprensa Embratel de Televisão e o Prêmio Ethos – Responsabilidade Social, na categoria Televisão. Cobriu pela Globo News as Olimpíadas de Sidney (2000), a Copa do Mundo na Coréia do Sul e no Japão (2002) e as eleições para presidência dos Estados Unidos (2004) .
É comentarista da Rádio CBN (860 Kwz) onde apresenta o quadro "Mundo Sustentável". É consultor e articulista voluntário do site www.ecopop.com.br , do Viva Rio. Também presidiu o júri das VI e VII Edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental de Goiás.