A apresentadora Ana Paula Padrão faz hoje uma visita à TV Iguaçu, emissora do Grupo Paulo Pimentel em Curitiba, que seguindo a tendência do SBT, está reforçando o time do jornalismo. A intenção da passagem da jornalista por Curitiba é debater com os colegas de emissora os rumos do novo jornal do SBT, do qual ela é âncora. Após o encontro no Canal 4, ela vai conceder uma entrevista coletiva, às 16h, no Hotel Rayon.
O SBT está investindo pesado no jornalismo e uma das grandes armas é Ana Paula, que deixou a Rede Globo após o pagamento de uma multa rescisória saldada pelo contratante. Além dela, também entraram no time 100 profissionais de comunicação em todo o país – Ana Paula teve papel decisivo na escolha da equipe. Novos e modernos equipamentos foram adquiridos e uma estrutura para correspondentes no exterior está sendo montada.
Em Curitiba, o Grupo Paulo Pimentel reforçou a estrutura de jornalismo, investindo em equipamentos digitais, além de ter colocado no ar o telejornal GPP Notícias 1.ª edição.
O investimento nas emissoras da rede não se restringem à capital paranaense. Com o arrojado projeto de jornalismo do SBT, todas as praças estão empenhadas, já que a produção do telejornal diário em horário nobre terá a estrutura das redações de Rio, São Paulo e Brasília e apoio dos telejornais regionais.
De antemão, a apresentadora já deixou claro que o estilo de apresentação será menos formal do que o do Jornal da Globo, que ela comandou durante anos. A linguagem também terá inovação, buscando uma maior aproximação e identificação com o telespectador. "Os textos têm de ser mais diretos, os repórteres, vistos como pessoas", disse Ana Paula em entrevista à Folha de S. Paulo.
Alfinetadas
A saída de Ana Paula Padrão da Rede Globo não foi bem digerida. Apesar de o SBT ter pago a multa contratual de R$ 3,7 milhões para ter a apresentadora, a Globo tentou impedir judicialmente sua estréia na emissora concorrente, sob alegação de rompimento unilateral do contrato.
O mal-estar causado pela atitude da cúpula da emissora carioca fez com que a apresentadora não poupasse críticas indiretas, em tom irônico. "O SBT não tem compromisso político e comercial com ninguém. Dependo do meu bom senso e não preciso consultar ninguém. Toda grande rede tem um determinado compromisso, seja de ordem política, religiosa ou econômica. Aqui não", finaliza, referindo-se à imparcialidade da emissora comandada por Sílvio Santos.