O que seria das histórias de amor sem o drama? Sem traições, sofrimento, pequenos complôs e reviravoltas rocambolescas? Pois estes são elementos que não faltam em …E o Céu Uniu Dois Corações, espetáculo assinado pela Companhia Teatro Sim… Por Que Não?!!! – primeiro representante de Santa Catarina a integrar a Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba.

continua após a publicidade

Dirigido por Neyde Veneziano – especialista em manifestações teatrais ligados à cultura popular -, …E o Céu Uniu Dois Corações é um melodrama dividido em cinco atos e ambientado nos anos 1940 e 50. Baseada em uma história que é apresentada pelos circos-teatro que rodam as cidades do interior de todo Brasil até os dias de hoje, a montagem apresenta a complicada história de amor de Neli e Alberto. Um romance recheado de infortúnios, representados pela figura de De La Torre (padrasto de Alberto), homem malévolo que transformou a infância de Neli em um inferno (ela foi deixada aos cuidados de uma avó cega após o vilão incriminar o pai da moça injustamente), e que interfere na relação de amor com o intuito de roubar a herança do enteado.

Esta trilha de intrigas e dor percorrida pelo jovem casal em nome de uma paixão avassaladora desemboca em um desfecho de tintas irônicas. Ao fim de 105 minutos de encenação, o grupo promete um fim de linha em que os tipos principais da trama encontram a felicidade através do julgamento final, que livra os puros de coração de todos os males do mundo.

A escolha de um texto de forte apelo popular é considerada um passo à frente na trajetória de pesquisa desenvolvida pela Companhia Teatro Sim… Por Que Não?!!!. Mais uma peça a se encaixar no caminho criativo desenhado pela companhia desde 1984, e do qual constam montagens baseadas nas obras de autores tão distintos entre si como Vinícius de Moraes a Harold Pinter. "Nossa trajetória é essa: a cada espetáculo que montamos, tentamos experimentar uma nova linguagem", explica Júlio Maurício, diretor de produção da peça.

continua após a publicidade

O espetáculo …E o Céu Uniu Dois Corações será apresentado no Teatro da Reitoria nos dias 25 e 26 de março, às 20h30.