Folhetim das 21h

‘Amor à Vida’ termina com primeiro beijo gay na Globo

A novela “Amor à Vida” chegou ao fim nesta sexta-feira (31) com um último capítulo típico de folhetim das 21 horas, com casamentos e muitos bebês. Mas o que atraiu a atenção dos telespectadores e tomou conta das redes sociais foi o primeiro beijo gay em novelas da Rede Globo.

O beijo foi ao ar em uma das últimas cenas do folhetim e foi protagonizado pelos personagens Niko (Thiago Fragoso) e Félix (Mateus Solano), que conquistou o público como o vilão da trama e fez com que os telespectadores clamassem ao autor por sua redenção.

A Globo já passou por uma polêmica anterior envolvendo beijo gay na trama das 21h. Em 2005, na novela “América”, de Glória Perez, Bruno Gagliasso e Erom Cordeiro chegaram a gravar sete vezes uma cena de beijo que foi cortada quando o capítulo final foi ao ar.

Em 2003, na novela “Mulheres Apaixonadas”, de Manoel Carlos, as personagens de Alinne Moraes e Paula Picarelli chegaram a se beijar, mas com uma delas vestida de homem para interpretar Romeo em uma peça teatral.

O primeiro beijo entre duas pessoas do mesmo sexo em telenovelas, sem artifícios, ocorreu em 2011, em “Amor e Revolução”, do SBT, de Tiago Santiago. Na oportunidade, o beijo ocorreu entre as personagens de Giselle Tigre e Luciana Vendramini. Posteriormente, o autor também tentou incluir na trama um beijo entre dois homens, mas o SBT vetou.

A pioneira

A primeira emissora a ousar exibir um beijo gay foi a extinta Rede Manchete, na minissérie “Mãe de Santo”, de 1990. Porém, a cena entre os atores Raí Bastos e Daniel Barcelos foi mostrada discretamente em um contra luz, sendo possível ver apenas quase uma sombra dos personagens.

A ousadia foi maior na novela “Guerra Sem Fim”, de 1993, com a união de dois personagens gays interpretados por Hélcio Magalhães e Paulão Barbosa. Os dois se casam no último capítulo, não se beijam, mas terminam bebendo champagne, na cama, com um deles vestido de noiva.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna