Um dos mais renomados grupos teatrais brasileiros, o Amok Teatro fará temporada no Teatro da Caixa nos próximos dois finais de semana, apresentando três espetáculos (Macbeth, Savina e Cartas de Rodez) e um workshop (Treinamento Improvisação). Dirigido pela brasileira Ana Teixeira e pelo francês Stéphane Brdot, o Amok Teatro nasceu no Brasil em 1998.
O nome Amok é o título de um conto do escritor austríaco Stefan Zweig. A palavra Amok é de origem malásia e significa ?uma loucura, uma espécie de raiva, de dor humana… uma crise de monomania mortífera e insensata?.
O grupo surgiu do encontro de Etienne Decroux e de Antonin Artaud, e baseou sua teatralidade no confronto das teorias e das práticas de ambos, como explica Ana Teixeira. Segundo ela, ?apoiados em diferentes motivações, este dois homens têm em comum: o corpo e a linguagem física como centro do ato teatral, a recusa do teatro comercial e digestivo e a afirmação da cena como um espaço cerimonial?.
No que diz respeito às encenações, Stéphane Brodt trouxe para a Companhia a metodologia de trabalho de ator desenvolvida por Arianne Mnouchkine no Théatre du Soleil (França), assim como uma forte influência do teatro oriental.
O fato do Amok utilizar uma técnica e um método específicos, não permite ao grupo pensar em encenação dissociada do trabalho de formação dos atores. Daí a explicação para o workshop que será apresentado em Curitiba.
Serviço
Retrospectiva Amok Teatro. Teatro da Caixa. Dias 24 e 25, sexta e sábado, às 21h, Macbeth. Dia 26, domingo, às 19 horas, Savina. Dias 31/8, 1.º e 2/9, sexta e sábado, às 21 horas e domingo, às 19 horas, Cartas de Rodez. Ingressos a R$ 16,00 e R$ 8,00 (clientes, idosos e estudantes), à venda no Teatro da Caixa (Rua Conselheiro Laurindo, 280). Informações 2118-5111. Lotação do teatro: 123 lugares.