Mais de 50 municípios – incluindo a capital e região metropolitana – estarão participando amanhã do Dia da Arte Solidária. O evento é uma iniciativa do Centro Cultural Teatro Guaíra, através do Programa Paranização, em parceria com as prefeituras municipais.
Calcula-se que em torno de 100 entidades como asilos, creches, hospitais, orfanatos, escolas de periferia, educandários estarão recebendo grupos artísticos das áreas de música, teatro, dança, artes circenses e contadores de histórias.
Por ser um projeto solidário, os artistas envolvidos não receberão cachê. A proposta é de que cada grupo faça duas apresentações, uma pela manhã e outra à tarde. O Dia da Arte Solidária existe na Argentina há três anos, criado pelo jornalista Claudio Pansera, que instituiu o 7 de julho para sua realização. Pansera é diretor da ONG ?Artes Escénicas e Desenvolvimento Social?, de Buenos Aires.
Explica a diretora-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Nitis Jacon, que a proposta de trazer ao Brasil a iniciativa do jornalista argentino, dando um caráter ainda mais abrangente ao acontecimento, até então regional, insere-se no processo de articulação do programa de Integração Cultural com o Mercosul, através do Programa Paranização.
Artistas e municípios
Na Região Metropolitana de Curitiba confirmaram presença diversos grupos artísticos como o Coral Volvo, Vadeco e Grupo, Centro Vida Força Break, Clube do Boneco, Cia. do Palhaço, Pés na Dança, Grupo Dança Masculina da Escola de Dança Teatro Guaíra, Seresta Urbana. Também os artistas Alecir Carrigo, Joba Tridente (contador de histórias), Marcelo Karagoz, Dinart Garcia.
Entre as cidades que aderiram à realização do Dia da Arte Solidária estão Jacarezinho, Umuarama, Ribeirão Claro, Pato Branco, Cianorte, Rancho Alegre, Jaguapitã, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Francisco Beltrão, Irati, Cornélio Procópio. Da RMC constam municípios como São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Lapa, Araucária, Colombo, Campo Largo, Quitandinha, Campina Grande do Sul e Fazenda Rio Grande.