Por todo o País, e em especial no mês de maio, várias feiras oferecem alternativas para quem precisa organizar grandes festas, como a de um casamento. Em São Paulo, a mostra Casar termina hoje no Terraço Daslu e em Curitiba, a 15ª. edição do Salão Noiva Sul também vai até hoje, às 22h, no Estação Convention Center.

continua após a publicidade

Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em novembro de 2009, revelou que o número de casamentos legais aumentou 35% nos últimos 10 anos. O reflexo disso no mercado de festas é imediato: uma estimativa da Associação dos profissionais, serviços para casamento e eventos sociais (Abrafesta) aponta que a movimentação desse mercado é de R$10 bilhões ao ano.

Ainda de acordo com a Abrafesta, em um único sábado, em São Paulo, são vendidos para os eventos cerca de 1,4 milhão de flores, 400 mil doces e 50 mil lembrancinhas, por exemplo. Além disso, atuam nos eventos nove mil garçons e ajudantes e três mil manobristas.

Para que cada item seja selecionado, é necessário um extenso trabalho de pesquisa pelo melhor preço e melhor qualidade. “As feiras trazem em um único lugar os profissionais que os noivos, formandos ou debutantes teriam que procurar por vários dias, em vários lugares”, conta Rosicler Campos, organizadora da feira em Curitiba. O Noiva Sul, considerada o maior evento do segmento na região, apresenta serviços essenciais para uma festa, como bandas e DJ’s, bolos e doces, cerimonial, convites, lua de mel, trajes e flores.

continua após a publicidade

De acordo com ela, a atuação dos profissionais nessa área mudou muito nos últimos anos. “O mercado se profissionalizou. Antigamente trabalhar com festas era a segunda função das pessoas. Hoje temos diversas empresas no ramo por que as pessoas preferem comprar tudo pronto, e a busca por esse serviço é constante”, explica.

Novidades

Rosicler Campos é organizadora da feira que termina hoje, às 22h, em Curitiba.
continua após a publicidade

A empresária acredita que a ascensão da classe C aqueceu o mercado e fez com que surgissem novidades. “Muitos noivos buscam painéis de lead, lounges para que os convidados possam conversar em um clima mais agradável e até fotografias em 3D”, revela. Outra novidade são os cursos de culinária que são oferecidos para os noivos que não sabem sequer fritar um ovo para o amado.

Quem quer inovar também cria eventos que substituem o clássico chá de panela e a despedida de solteiro, como o chá de lingerie. Pagando apenas uma taxa de limpeza, a noiva tem um espaço no bairro Batel para receber até 50 convidadas, com estacionamento gratuito, e participa de brincadeiras enquanto tenta adivinhar quem deu cada lingerie.

Os noivos que querem sentir o gostinho da fama ainda podem contratar o serviço da revista Estilo Você. Duas jornalistas e um fotógrafo fazem a cobertura do casamento e transformam esse trabalho em uma revista. “Outro diferencial é o tapete vermelho que colocamos no local do evento para que as pessoas que passam se sintam como celebridades e possam oferecer sua homenagem ao casal”, conta Franciany Zanatta, sócia da revista.

Serviço

Termina hoje a 15ª. edição do Salão Noiva Sul. Das 15h às 22h, no Estação Convention Center (Shopping Estação – Av. Sete de Setembro, 2775, em Curitiba). Mais informações: (41) 3223-3554 ou www.noivasul.com.br.

Os ingressos podem ser adquiridos na hora, na bilheteria do espaço.