Almodóvar renuncia à Academia de Artes

O cineasta espanhol Pedro Almodóvar e seu irmão Agustín, produtor de quase todos seus filmes, renunciaram à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Espanha, depois que o longa mais recente do diretor, Má educação, não levou nenhum prêmio Goya.

Madri – Oficialmente, o desligamento foi apresentado em dezembro mas só agora foi comunicado à imprensa. O anúncio da baixa será feito publicamente amanhã, pela própria Academia, segundo informou uma nota divulgada pela produtora de Almodóvar, El Deseo.

O motivo principal alegado na nota foi a discordância com o sistema de votação da Academia em seus prêmios anuais, os Goyas, em cuja última edição Má educação não levou nenhuma premiação, apesar das quatro indicações.

A Academia alterou, há quase dois anos, seu sistema de votação. Na primeira etapa, os membros votam unicamente em sua especialidade. Depois, todos os acadêmicos votam nos candidatos da primeira etapa mas em todas as categorias. Almodóvar já havia se mostrado contra este sistema em várias ocasiões.

A presidente da Academia, a atriz Mercedes Sampietro, disse estar "muito triste?? pela saída do cineasta, um dos baluartes do cinema espanhol atual e um dos mais famosos internacionalmente.

– É uma pena que uma pessoa tão representativa e tão importante tenha decidido abandonar a Academia – disse Sampietro.

Além de ser contra o sistema de votação, Almodóvar comentou, algumas vezes, sua insatisfação com o descaso da Academia em relação ao seu trabalho.

Má educação é candidato ao prêmio Bafta de melhor filme de língua estrangeira, que será entregue dia 12, em Londres. O longa também concorre como melhor filme da União Européia no Cesar, uma espécie de Oscar francês.

Almodóvar, vencedor de dois Oscar e premiado este ano pela Associação de Críticos de Nova York, se viu relegado a segundo plano em Hollywood, depois que a Academia de lá decidiu que o filme de Alejandro Amenábar, Mar adentro, representaria a Espanha na edição deste ano. Este filme foi o grande protagonista da recente edição do prêmio Goya, levando 14 estatuetas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo