"A Nina não me exige muito", diz Alinne Moraes. |
Os planos da atriz Alinne Moraes mudaram radicalmente depois do fim de Da Cor do Pecado, em agosto. Ela já estava com tudo organizado para tirar umas férias, viajar e só voltar a atuar em América, próxima novela das oito, para a qual já estava escalada. Mas um convite tentador do autor Walter Negrão e do diretor Dennis Carvalho fez a jovem atriz mudar de idéia na hora. Alinne foi chamada para interpretar a romântica Nina em Como uma Onda, nova novela das seis da Globo, a primeira protagonista de sua carreira, que começou há apenas dois anos.
"Aceitei de imediato. O ator não pode ter essa coisa de estar preparado. Tem de botar a cara para ver o que acontece", opina a atriz. Apesar da pouca experiência, Alinne parece não estar nem um pouco receosa de encarar um papel de destaque.
Muita dessa tranqüilidade de Alinne se deve ao próprio perfil da personagem. Nina é uma jovem meiga, de bom caráter, que tem uma família rica e estuda Arquitetura. "A Nina não me exige muito. Ela tem, basicamente, a minha idade e não tem uma carga dramática muito grande", admite a paulista de 21 anos. Alinne garante que está se identificando muito mais com Nina do que com as outras três personagens que já viveu na tevê, a mãe solteira Rosana, de Coração de Estudante, a homossexual Clara, de Mulheres Apaixonadas e a surfista Moa de Da Cor, o que está deixando a atriz ainda mais segura para viver sua primeira protagonista. "A Nina tem muito a ver comigo. Ela é despojada, alegre e uma boa pessoa", revela.
Devido a essa proximidade, a atriz não fez nenhum laboratório específico, nem mesmo algo referente à Arquitetura, já que a profissão serve somente para designar uma ocupação para a personagem. Alinne apenas assistiu a alguns filmes de comédia romântica com a atriz Meg Ryan e está estudando interpretação com Camila Amado. Mas a jovem atriz não costuma mesmo fazer laboratórios para compor suas personagens. Para ela, as dificuldades vão surgindo no decorrer das gravações e é justamente a "adrenalina" de achar que não vai conseguir fazer determinada cena um dos aspectos que mais a fascina nessa profissão. Apenas no caso de Mulheres Apaixonadas, Alinne sentiu necessidade de se preparar um pouco mais, devido a intensa carga emocional da personagem. "Não bastava mais o naturalismo. A Clara exigia que eu estudasse mais e entendesse a técnica de interpretação", recorda.
Já com relação a Nina, Alinne está focada em não fazer uma protagonista "boazinha e perfeitinha", como ela mesma define. Apesar da boa índole da personagem, a atriz está fazendo questão de mostrar alguns defeitos e vacilos dela. "Estou fazendo a Nina mimadinha e um pouco chatinha, pois existe uma pessoa boa, mas não perfeita", constata.