Batemos um papo com a consultora de imagem Aline Dala Valle, que no  sábado (24) fala de moda e estilo num workshop em Curitiba. Na palestra ela vai falar sobre valorização da silhueta e roupas coordenáveis. Segundo Alice com 12 peças dá para montar 35 looks diferentes.

continua após a publicidade

Qual a peça que você mais gosta no seu guarda-roupa e qual a que mais usa?

A que mais gosto é um vestido “lady like” que valoriza o meu biotipo (triângulo invertido). Fico feminina e única ao mesmo tempo. A que mais uso, de fato, é a camisa branca.

Como a gente pode se beneficiar da moda sem se endividar?

continua após a publicidade

Devemos investir naquela peça mais cara, quando ela valoriza aquela parte do corpo que é mais difícil de vestir. Por exemplo, para quem tem quadris largos, as peças mais valiosas no guarda-roupa devem ser as calças. Você deve ter um planejamento daquilo que você precisa comprar e, também, listar aquilo que você gostaria de comprar. Adapte o orçamento e aproveite as liquidações para comprar peças eternas.

O que você já compra em lojas mais populares?

continua após a publicidade

Costumo comprar fast fashion e escolho as peças que são bem tendência, que ficarão bem marcadas como “modismo”. Assim, não preciso gastar muito dinheiro para ter uma peça que está mais atual e não será uma peça-base do meu guarda-roupa.

Que peças não podem faltar num guarda-roupa feminino?

A calça alfaiataria, um jeans, uma camiseta e um casaco são sempre necessários. Porém, existem outras peças que formam um guarda-roupa coordenado que facilitam o dia-a-dia. Esse é um dos temas do workshop.

Que peças não podem faltar num guarda-roupa masculino?

Uma camisa listrada, camiseta branca, calça jeans e alfaiataria. Praticamente a mesma base do feminino.

Pensando na próxima estação, que é mais longa em Curitiba (com frio, vento, chuva), qual deveria ser o foco da próxima compra?

Para a mulher, um vestido estruturado, que transite entre o dia e a noite, e que permita sobreposições com camisas de tecido plano ou de seda, ou, até mesmo, com um casaco mais pesado. Já o homem, investir num bom casaco de couro é sempre uma decisão certeira.

Como descobrir o seu biotipo e o que favorece cada um?

Descobrir o biotipo significa avaliar o seu corpo do ponto de vista plano (se você tem mais quadril do que ombro e vice-versa e, também, se há cintura e onde ela fica no corpo). Entretanto, existem outras nuances importantes para serem avaliadas, como por exemplo, o volume dos seios ou do bumbum. A dica é sempre buscar equilibrar o corpo. Se há muito quadril e menos ombro, apostar em peças que chamem a atenção para a parte de cima do torso. Além disso, a mulher sempre fica mais feminina com cintura. Portanto, buscar enfatizar uma cintura existente ou tentar criar com ilusão uma cintura é sempre a busca acertada.

O workshop de moda e estilo com Alice custa R$ 50. Mais informações pelo email aline@imagemsa.com.