Anderson Tozato |
A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresentará hoje no Guaíra. |
Obras dos grandes compositores Nicolai Rimski-Korsakov e Igor Stravinsky marcam a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná, hoje, sob a regência do maestro Alessandro Sangiorgi, às 10h30, no Guairão e os ingressos terão preço único de 10 reais.
A Grande Páscoa Russa, do compositor Nicolai Rimski-Korsakov abrirá o concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná. Esta é a terceira peça do compositor para orquestra – depois do Capricho Espanhol e de Shéhérazade. Sua primeira execução foi em São Petersburgo a 3 de dezembro de 1888, sob sua própria regência. A obra evoca diversos temas de cantos religiosos do ofício da Páscoa, a partir do dogma cristão da Ressurreição de Cristo.
Para encerrar a apresentação será executada Petroushka Scènes Burlesques en 4 tableaux, de Igor Stravinsky (1882 1971). Um dos mais famosos balés do compositor, ao lado de O pássaro de fogo e A sagração da Primavera. Estreou no Théatre du Chatelet de Paris em 1911, dia 13 de julho, com a companhia de balé russo de Diaghilev e o lendário Nijinsky interpretando o papel título.
Stravinsky buscou, nessa partitura, recriar a atmosfera das festas populares de seu país, colocando em cena as mais variadas personagens circulando por uma praça de São Petersburgo, final de inverno, em plena terça-feira gorda do Carnaval de 1830.