Mesmo dentro de um hospital, a criatividade, a musicalidade, a dança e a força de vontade estão presentes. Crianças e adolescentes atendidos pelo Hospital Pequeno Príncipe, em Curitiba, colocaram todos estes sentimentos, percepções e talentos para fora com o projeto Cancioneiro do Brasil, que levou até eles a cultura popular do País. As vozes fraquinhas e tímidas no início não se comparam à grandeza do trabalho resultante desta interação. Os pequenos pacientes cantaram, tocaram instrumentos, fizeram figurinos e até compuseram canções. Tudo isto está no CD Cancioneiro do Brasil, que será lançado em um show que acontece hoje, no Teatro Guaíra.

continua após a publicidade

O Grupo Mundaréu e o Hospital Pequeno Príncipe, por meio de incentivos vindos da Lei Rouanet e patrocínio da Kraft Foods Brasil, levaram aos pacientes o mundo da cultura popular brasileira, com as congadas, bumba-bois, fandangos e cirandas, entre outros ritmos. “Foi uma das oficinas mais fortes que tivemos porque trouxe a alma cultural brasileira. E não só a música. Integrou com a dança, a festa. As crianças e seus pais fizeram adereços. E, enquanto faziam, cantavam e aprendiam”, conta Cláudio Teixeira, coordenador do setor de educação e cultura do Hospital Pequeno Príncipe.

A gravação do CD já estava prevista no projeto. Inicialmente, o disco seria composto apenas de músicas folclóricas e de domínio público. “Mas a atividade foi ganhando corpo e as crianças começaram a produzir junto. Quando vimos, já tinha dez, doze músicas compostas dentro deste contexto popular”, revela Teixeira. O CD Cancioneiro do Brasil possui justamente estas canções que saíram de dentro do hospital, além de músicas populares já conhecidas.

E agora o resultado deste lindo trabalho está no CD Cancioneiro do Brasil.

“Eu estou que é uma alegria só”, resume Itaercio Rocha, diretor artístico do projeto e integrante do Grupo Mundaréu. A identificação das crianças e adolescentes com as músicas foi imediata. Eles também colaboraram com as próprias informações e referências. Havia pacientes de todas as partes do Brasil participando das oficinas do projeto. “Sempre que tínhamos a oportunidade fazíamos apresentações em hospitais. Mas desta forma, de ficar cinco meses e depois ir para o estúdio e para o palco, é a primeira vez”, afirma.

continua após a publicidade

A integração dos pacientes com a cultura, durante o tempo de tratamento, tornou-se uma ferramenta de recuperação. “Nós temos que ir além. Além de cuidar da parte médica e hospitalar, é preciso incrementar a saúde. É um trabalho extremamente fundamental. Uma complementação necessária do tratamento. A criança já saiu do seu cotidiano, da sua casa. Está com pessoas inicialmente desconhecidas e em um lugar diferente. Com a educação e a cultura, injetamos vida neste sistema”, garante Teixeira. As oportunidades geradas dentro do hospital são os primeiros contatos da maioria dos pacientes com a cultura.

As atividades do projeto foram registradas em fotos e em um documentário. Haverá projeção das imagens durante o show de hoje e uma exposição das fotografias no saguão do Teatro Guaíra. O espetáculo terá a participação de artistas que fizeram parte da gravação do CD, como Carlos Careqa, Alexandre Nero, Alvaro Ramos, Grupo Mundaréu, Coral Brasileirinho e Coral Curumim. O show tem direção de Maurício Vogue. O espetáculo será conduzido por Itaercio Rocha, Thayana Barbosa e Melina Mulazari, do Grupo Mundaréu. Toda a arrecadação com a comercialização dos ingressos do espetáculo e a venda dos álbuns será revertida para a manutenção deste tipo de trabalho dentro do Hospital Pequeno Príncipe.

continua após a publicidade

Serviço

Lançamento do CD Cancioneiro do Brasil. Hoje, às 20h, no Auditório Bento Munhoz da Rocha Netto (Guairão). Ingressos a R$ 20. O CD estará à venda no local por R$ 30. Informações no teatro: (41) 3304-7982.