Veio gente de Pernambuco, da Bahia e até da Suíça para ver os shows com o repertório do antológico álbum “Vivo!” (1976), que Alceu Valença fez em março no Sesc Belenzinho, em São Paulo. Atendendo a pedidos, ele volta hoje para uma noite especial no Studio SP. Desta vez vai gravar um DVD e incluir mais canções do show “Vou Danado pra Catende”, que gerou o disco, algumas das quais na época não foram incluídas no LP porque já tinham saído em “Molhado de Suor” (1974), sua estreia solo.

continua após a publicidade

Lula Côrtes, que tocou tricórdio em participação especial no Sesc, morreu alguns dias depois. Hoje Alceu volta com a mesma banda com dois músicos que participaram do show original: o fiel companheiro de décadas Paulo Rafael (guitarra e viola) e Zé da Flauta. “Pois bem, essa história começou a bombar na internet e tudo o mais. Veio gente de vários cantos do Brasil e até um dos diretores do Festival de Montreux. Aí eu comecei a ensaiar mais músicas do disco para fazer um DVD”, diz Alceu.

Recentemente, foram encontradas na casa da mãe de Alceu imagens em super-8 do show original, realizado no Teatro Tereza Rachel, no Rio, com Zé Ramalho na banda, tocando ukulele e violas. O diretor de cinema Gustavo Caldas digitalizou e tratou as imagens e está preparando um documentário sobre o show/disco. “Estamos trabalhando em conjunto no Rio e no Recife e a gente pode rever uma época de certa maneira”, diz Alceu.

O episódio ficou notório na época, porque para fazer propaganda do show, Alceu saiu às ruas do Rio fantasiado de palhaço, com seus músicos, e usando megafone para convocar o público. Deu resultado e a temporada foi um grande sucesso. A partir daí ele engrenou na carreira.

continua após a publicidade

O inquieto menestrel pernambucano sempre tem várias cartas na manga. “Não faço só um show, hoje é este, fiz um só de forró agora no Rio, vou fazer outro com minhas canções que tratam da natureza num evento sobre a água em Brasília.” Para gravar o DVD de “Vivo!” quis “um lugar underground de São Paulo”. O Studio SP tem capacidade para apenas 450 pessoas. Quem não conseguir, pode ver online em tempo real no site www.shownaweb.com. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Alceu Valença – Studio SP (Rua Augusta, 591). Tel. (011) 3129-7040. Hoje, às 23 h. R$ 30.

continua após a publicidade