Ziggy Marley venceu na categoria
de Melhor Álbum de Reggae.

O cantor e compositor Ziggy Marley venceu no último domingo, dia 11, a categoria de Melhor Álbum de Reggae no 49.º Grammy Awards, em Los Angeles. O disco Love is my religion foi lançado no Brasil pela Deckdisc em setembro de 2006, um mês antes do filho mais velho de Bob Marley visitar o país com a turnê do novo álbum. Ziggy, que compôs as músicas e tocou todos os instrumentos do trabalho, desbancou o festejado Matisyahu e veteranos como Sly & Robbie e UB4, além de Buju Banton. Ziggy Marley divide a produção musical do CD com Ross Hogarth. O cantor já havia ganho três prêmios Grammy com sua antiga banda, The Melody Makers, formada por ele e seus irmãos.

continua após a publicidade

Foi aos dez anos de idade que o menino nascido em Kingston, Jamaica, acompanhou pela primeira vez seu pai em uma gravação. Foi a partir da união com seus três irmãos para formar o grupo The Melody Makers, que Ziggy Marley lapidou seu estilo soul music único, mesclando blues, R&B, hip-hop e reggae. Depois de duas décadas como a força criativa por trás do The Melody Makers – o grupo incluía ainda seu irmão Stephen e suas irmãs Sharon e Cedella – Ziggy lançou em 2003 seu álbum de estréia na carreira solo, Dragonfly, com a participação de convidados como Flea e John Frusciante (Red Hot Chili Peppers), Mike Einziger e DJ Kilmore (Incubus). Colaborou ainda com as trilhas sonoras de diversos filmes, incluindo 50 First Dates e Shark?s Tale, sendo que nesta última se aventurou pela primeira vez no mundo da atuação, dando voz à água-viva jamaicana, Bernie.

Além de suas habilidades como cantor, autor e produtor, a solidariedade é outra qualidade de Ziggy, que fundou a Urge (Unlimited Resources Giving Enlightenment), uma organização sem fins lucrativos que trabalha junto a várias causas e entidades beneficentes para crianças na Jamaica, Etiópia e outros países menos desenvolvidos. Recentemente, Ziggy apoiou a Campanha da Juventude contra a Aids.

continua após a publicidade