Foto: Ciciro Back
Maria José de Abreu Guimarães, presidente da Aemp.

A Associação das Escolas de Música do Paraná, Aemp, está completando em 2007 40 anos. A entidade foi fundada no governo de Paulo Pimentel, em 1967, quando uma escola de música de Curitiba funcionava somente de fachada. Na verdade o local servia como ponto de venda de drogas de jovens e adolescentes.

continua após a publicidade

Os moradores, incomodados com a situação, não sabiam para quem denunciar e então procuraram as autoridades do Estado, que decidiram fundar uma associação.

Desde então, a Aemp é responsável pela a qualidade do ensino e a seriedade das escolas de música de todo o Estado. ?As escolas associadas são uma garantia de qualidade. Fazem um trabalho sério, encaminham o aluno até a sua formação completa, possuem um programa de ensino padronizado com aulas teóricas de composição, harmonia, história da música e podem encaminhar também o aluno para uma faculdade fora do Brasil?, explica Maria José de Abreu Guimarães, que preside a associação desde 1991. Preocupada com o alto nível de ensino e cultural das escolas de música, a Aemp promove cursos de reciclagem para os professores e diretores e mantém um padrão rígido de avaliação, tanto dos alunos como das próprias escolas. No último levantamento, a associação constatou apenas 134 escolas associadas em todo o Estado do Paraná.

E para fazer parte da Aemp, a intituição deve ter professores e diretores com um diploma de curso superior e outro de música, e ter três cartas de referência, pode ser de alguém que já seja associado ou de uma autoridade da música. ?Existem muitas escolas boas que fazem um trabalho muito bonito no Paraná, que elevam o nível cultural da cidade inteira?, afirma Maria José, que cita a Faculdade de Artes do Paraná, a UFPR, Embap, e as Universidades Estaduais de Londrina e de Maringá como grandes centros de ensino.

continua após a publicidade

Para os recém-formados, a Aemp oferece suporte e apoio profissional. ?A associação cuida da qualidade e da carreira desses formandos. Mas para ter o diploma registrado na Aemp, o aluno precisa passar por uma comissão julgadora, uma banca que avalia o músico, como uma prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil)?, explica.

A Associação das Escolas de Música do Paraná irá comemorar seus 40 anos concedendo prêmios de qualidade de ensino às melhores escolas, e com uma missa no dia 22 de novembro, dia de Santa Cecília. Uma homenagem à santa que é considerada a padroeira da música. 

continua após a publicidade