Adriana Calcanhotto para ouvidos velhos e novos

Uma turnê composta por shows sempre diferentes, com mais cor, voos e teatro do que a primeira. Partimpim dois é show estreou no Festival de Teatro de Curitiba deste ano, rodou o País e agora virou DVD, para alegria das mães e da criançada. Foi vencedor, na categoria disco infantil, do 21º Prêmio da Música Brasileira – o que já era esperado, já que o primeiro CD ganhou cinco prêmios.

Adriana Calcanhotto, em sua personagem criada há cinco anos, inova e encanta. Para manter o padrão de criatividade, trouxe uma nova banda para a segunda turnê, que conta com Marcos Cunha no teclado, Ricardo Palmeira na guitarra, Guilherme Kastrup na percussão e Dé Palmeira que, além de comandar o contrabaixo, prestou apoio na produção.

“Para que o Dois não fosse apenas uma continuação do primeiro, a primeira providência foi trocar a banda para trocar a sonoridade. Todos da banda são também compositores, o que faz a diferença sobre como eles interpretam as canções”, explica Adriana.

A

gravação do DVD foi feita em maio, durante um show no Rio de Janeiro. A cantora acredita que, apesar de ter elementos comuns ao primeiro trabalho, o Partimpim dois demonstra a evolução do projeto e as possibilidades oferecidas pelo improviso. “A idéia do DVD é registrar o show como a gente imagina, em um roteiro enxuto, mas cada show tem coisas únicas que só acontecem naquele dia, por causa daquela platéia”, afirma.

Divulgação
O DVD do seu show é duplamente comunicativo porque Adriana se reinventa a cada música.

No repertório, o Dois mistura músicas do primeiro trabalho com músicas novas, como Baile partimcundum e Ringtone de amor, feita para baixar da internet para o celular, mas incluída no show a pedidos dos fãs. A cantora também interpreta Bim bom, de João Gilberto com batidas do Olodum, Gatinha manhosa, de Erasmo Carlos, e Alexandre, já gravada por Caetano Veloso.

“É no Dois que os projetos dialogam. As músicas são selecionadas por um critério muito subjetivo. Eu ouço a canção, ou a conheço há muito tempo, e vejo que tem alguma coisa nela que me diz que é Partimpim, e vai para a lista Partimpim”, conta a cantora.

Adriana sentiu mais pressão do público no segundo trabalho, já que surgiu uma expectativa grande por parte das crianças que cresceram ouvindo o primeiro disco. Mesmo assim, continua compondo paralelamente e veio em julho da Europa, onde apresentou seus outros trabalhos. A turnê com as músicas “para adultos” de Adriana Calcanhotto deverá continuar no exterior no final de outubro.

Voltar ao topo