Miami – No encerramento do 9.º Festival de Cinema Brasileiro de Miami, neste sábado, a adaptação inédita para o cinema de Vestido de noiva, de Nelson Rodrigues, foi o grande acontecimento da noite. Dirigido pelo filho mais velho do dramaturgo, Joffre Rodrigues, o filme traz Simone Spoladore e Letícia Sabatella nos papéis de Alaíde e Lúcia, respectivamente. Logo depois da exibição do longa-metragem fora de competição, foram anunciados os vencedores do festival.
Cazuza levou dois prêmios Lentes de Cristal, de melhor filme e melhor ator para Daniel Oliveira. O prêmio de júri foi para Dona da história, de Daniel Filho, e Xadrez das cores, de Marco Schiavon.
Para a diretora de Cazuza, Sandra Werneck, o primeiro prêmio internacional do filme poderá impulsionar a carreira do longa, comercializado pela Columbia e pelo Grupo Novo de Cinema, no exterior.
– Cazuza é um filme universal. É a história de um menino, músico e poeta que poderia existir em qualquer país do mundo. Não precisa entender a poesia algumas vezes, a vibração é que deve ser sentida – disse Sandra, rebatendo comentários de produtores americanos de que Cazuza não teria apelo internacional.
Jorge Furtado ganhou o prêmio de melhor diretor por Meu tio matou um cara, vencedor também de melhor roteiro. Marieta Severo levou a Lente de Cristal de melhor atriz por A dona da história. Redentor foi premiado por melhor montagem (Vicente Kubrusly) e direção de arte (Tule Peake).