ACT retoma projeto “ENCONTROSNECESSÁRIOS”

O ACT ? Ateliê de Criação Teatral ? retoma o projeto "Encontrosnecessários", voltado à discussão de assuntos relacionados à cultura, neste sábado (2 de julho), às 15h, abordando o tema "Espaços". Mantendo a tradição de reunir profissionais de diferentes áreas para refletir sobre um tema em comum, o encontro vai contar com o arquiteto Manoel Coelho, o cenógrafo e iluminador Cleverson Cavalheiro, a performer Cris Bouger e o artista plástico Orlando Muzca. O sociólogo José Renato Teixeira da Silva será o mediador. O evento tem entrada franca.
 
Criado pelo ACT em 2003, o projeto realiza encontros temáticos com artistas, agentes culturais e profissionais de diversas áreas. O objetivo é promover um intercâmbio entre a comunidade e os artistas participantes, fomentando a discussão e a troca de idéias. Mais do que uma palestra, os Encontrosnecessários consolidaram-se como uma ação cultural e social que registra o que vem sendo produzido e pensado em Curitiba e no mundo. Esta característica marca a produção do ACT, núcleo criado pela atriz e diretora Nena Inoue e pelo ator Luis Melo, cuja atuação vai além do universo teatral.
 
Os "Encontrosnecessários" já tiveram 11 edições. Esta será a primeira de 2005, retomando uma agenda de um evento por mês. Os encontros vão acontecer sempre no primeiro sábado de cada mês. O projeto mantém a característica de partir de um tema inicial para desembocar numa discussão mais ampla, que pode e deve ganhar vida própria.
 
Espaço como tema
 
O ponto de partida será a discussão do tema "Espaço", tanto como ambiente físico como ingrediente da criação cultural. Os convidados se relacionam com esta questão de formas diferentes: Coelho, na arquitetura e urbanismo; Cavalheiro na criação de cenários para montagens teatrais; Cris como performer e Muzca como integrante de um grupo marcado pela intervenção no espaço urbano, utilizando desde grafites até vídeos, esculturas e instalações, o Interlux Arte Livre (IAL).
 
Diferentes visões
 
"Para o arquiteto espaço é o grande foco de seu trabalho. Ele trabalha com a organização do espaço como um todo, em todas as suas possibilidades. Pretendo mostrar o trabalho do arquiteto com o espaço, através da projeção de minhas obras, para servir de pano de fundo para a discussão" – Manoel Coelho.
 
"No espaço estão as possibilidades e restrições para a criação e construção do cenógrafo. Vamos discutir o espaço cênico desde seu início, sua função, até os dias de hoje" – Cleverson Cavalheiro.
 
"O espaço é primordial na construção e contravenção do significado. Um espaço tem seu próprio significado, cabendo a nós otimizar ou subverter este significado" – Cristiane Bouger.
 
"O espaço é uma possibilidade de expandir e colocar novas dimensões dentro de uma realidade. Se ele proporciona a pintura, então pintamos, sempre procurando aproveitar todas as possibilidades" – Orlando Muzca.
 
Serviço
PROJETOS "ENCONTROSNECESSÁRIOS"
Sábado, dia 2 de julho às 15h
Local: ACT ? Ateliê de Criação Teatral
Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305 ? São Francisco
Informações: (41) 3338-0450
ENTRADA FRANCA
www.act.art.br
Produção: Nena Inoue / Michelle Siqueira
Realização: ACT

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo