O ACT ? Ateliê de Criação Teatral ? promove o curso "Teatro Contemporâneo: Encenação e Dramaturgia" (curso teórico), nos dias 29, 30 e 31 de julho. Conduzido pelo diretor, pesquisador teatral, cineasta e mestre em Estudos Teatrais Fernando Kinas, o curso é voltado a estudantes, diretores, atores, técnicos de teatro e professores de áreas artísticas. As aulas serão ministradas em módulos de 3 horas (sexta das 19h30 às 22h30, sábado e domingo das 15h às 18h). As inscrições podem ser feitas através do site www.act.art.br ou na sede do ACT (Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305 – fone: (41) 3338-0450. Segundo Kinas, a idéia central do curso é pensar na atualidade do teatro e que tipo de resposta ele pode dar nos dias de hoje.
Introdução
No curso, o teatro é tomado como fenômeno cênico, portanto, textos e encenações serão objeto de investigação.
Uma parte significativa do teatro contemporâneo está ligada às vanguardas dos anos 50. Uma influência inegável é a radicalidade de Beckett. Este teatro experimentou uma reação ao figurino tradicional: burguês, psicológico, aristotélico. Já os anos 60 foram marcados pelas suspeitas em relação ao texto e pela primazia do corpo e do coletivo. Na Europa, nos Estados Unidos e um pouco pelo mundo todo, surgiram experimentações com uma linguagem imediata, física. Na luta contra a ditatura do texto, a palavra se enfraquece. Antonin Artaud (1896/1948), é (re)descoberto. Grotowski, Peter Brook e o Living Theater reivindicam sua herança. É desta época o chamado "teatro visual" (bela tautologia). Mas é também a época do teatro de forte inspiração política, que admite a palavra, mas uma palavra que questiona o status quo. Este teatro tem clara inspiração brechtiana.
Trata-se, então, de pensar o teatro pós-anos 50 a partir destes três grandes vetores (Artaud, Brecht e Beckett), que convivem com a persistência da tradição. Este será o de partida para destacar algumas características que ajudam na compreensão do teatro contemporâneo.
Serão utilizados excertos de textos dramáticos e trechos em vídeo de peças (Peter Zadek, Ariane Monouchkine, Patrice Chéreau, Heiner Müller e Johann Kresnik, entre outros).
Sobre o ACT
Criado em janeiro de 2001 com a proposta de funcionar como um espaço de pesquisa, o Ateliê de Criação Teatral intensificou o caráter de formação artística e sua natureza multiárea. Sob a coordenação de Nena Inoue e Luis Melo, atua com o objetivo de promover a convivência de diversos processos de criação, através de atividades e encontros com artistas de distintas áreas.
Implantado numa antiga estufa no bairro Alto de São Francisco, o espaço foi reformado como um centro cultural alternativo, voltado para cursos, oficinas, debates, ensaios e apresentações, além de um amplo espaço de estudos aberto.
Serviço
"Teatro Contemporâneo: Encenação e Dramaturgia" (curso teórico)
Com Fernando Kinas (Mestre em Estudos Teatrais, Universidade Sorbonne Nouvelle, Paris)
Curso teórico com exibição de vídeos e slides.
Dias 29, 30 e 31 de julho.
Sexta das 19h30 às 22h30. Sábado e domingo das 15h às 18h.
Inscrições:
http://www.act.art.br ou na sede do ACT
Custo: R$ 100,00
ACT ? Ateliê de Criação Teatral
Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305 ? São Francisco
Informações: (41) 3338-0450
ACT promove curso teórico com Fernando Kinas
3 minutos de leitura
continua após a publicidade
continua após a publicidade