A arte ao alcance de todos. Esse é o maior desejo de todo e qualquer artista, que pode se realizar no início de dezembro, no ACT Bazar. Em sua 3.ª edição, o evento já está consolidado no calendário artístico de Curitiba, como a maior reunião de artistas das mais variadas áreas, que mostram suas obras, seus processos criativos e, principalmente, entram em contato com o público em geral. A iniciativa é do ator Luis Melo e da produtora Nena Inoue, com o apoio do ACT Ateliê de Criação Teatral, comandado há cerca de cinco anos por eles.
O bazar começou em 2004, como uma maneira de proporcionar um encontro entre artistas e, ao mesmo tempo, mostrar para as pessoas que é possível a arte ser acessível. ?A exposição da arte apenas em galerias às vezes a distancia do público e até mesmo dificulta a relação com o artista. Levanta-se uma barreira?, comenta Luis Melo.
Por isso, no ACT Bazar o objetivo principal passou a ser a oportunidade do intercâmbio, de dialogar, conhecer ou simplesmente ver o que se produz em arte e cultura em geral. ?Além de artistas já conhecidos do público, o intuito é descobrir novos talentos, seja no design – de moda, de objetos ou de luz, gastronomia, artesanato, arte contemporânea e urbana, como o grafite, por exemplo?, comenta Melo. O ACT Bazar também abre espaço para a comercialização das obras e artefatos, tornando possível o consumo efetivo da arte, além da apreciação e do interesse.
A idéia está dando tão certo que alguns artistas já organizam sua produção de forma a ter alguma novidade para o bazar. ?O evento assumiu proporções próprias. É impossível não o realizar. Artistas e público em geral já ficam esperando o bazar, com o desejo de descobrir o que está acontecendo e forçando os artistas a se reciclarem para mostrar coisas novas?, comenta Melo, contando que no início deste ano alguns artistas já estavam mandando propostas para o Bazar.
Outro aspecto interessante está na descoberta de novas facetas dos artistas, que levam ao evento linhas de trabalho desconhecidas do grande público, como artesanatos e utilitários.
Serviço:
ACT Bazar, dias 8, 9 e 10 de dezembro. Sexta das 17h às 22. Sábado e domingo das 15h às 22h. Local: ACT – Rua Paulo Graeser Sobrinho, 305 – São Francisco. Ingresso: R$ 3,00. Informações: (41) 3338-0450 ou www.act.art.br.