Para envolver a comunidade em seus processos de pesquisa e matar a curiosidade de muitos, o ACT – Ateliê de Criação Teatral realiza nos dias 30 de junho e 1º de julho mais uma edição do ACT Abre Suas Portas, ocasião em que o público interessado pode acompanhar bem de perto o que está sendo produzido no Ateliê de Nena Inoue e Luis Melo.
Para esta edição, as novidades são muitas: espetáculo em finalização de processo e outro no começo, além das apresentações de música da banda Zirigdansk e do Clube do Choro de Curitiba, tudo regado a um bom vinho e algumas variedades de sopa.
Mostras de processo
No sábado e no domingo, ocorrem duas mostras de processo de trabalho. Às 16h, o ator Luis Melo, o diretor Marcio Abreu e o Poeta Mário Domingues abrem para o público o início do trabalho com Guimarães Rosa, que é a base do próximo espetáculo do ACT. O trio na ocasião, exporá ao público faceta mais radical do escritor, registrada em suas últimas obras. "São histórias concisas, escritas quase que com um idioma novo", diz Márcio Abreu. A proposta da mostra é um bate-papo leve e descontraído, bastante informal, sem qualquer movimento que lembre uma peça de teatro. "Vamos ler trechos de textos que estamos estudando, para mostrar a questão literária em que estamos trabalhando com Guimarães Rosa, aliadas à filosofia oriental que se comunica com essa obra, como poemas persas e a filosofia sufi", explica Abreu, ressaltando que não é necessário ser ator ou do meio para participar.
De acordo com ele, o Teatro Contemporâneo, que abraça a proposta da nova montagem, é capaz de receber como suporte qualquer tipo de motivação, texto ou origem para construir uma dramaturgia.
Depois deste bate-papo descontraído, é hora de assistir o espetáculo Aconteceu no Brasil, segunda montagem do projeto Comédia dell´ACT, que tem como fonte a Commedia Italiana e cria uma montagem divertida e ao mesmo tempo crítica sobre a realidade brasileira. Resultado do Grupo de Estudos da Arte da Comedia do ACT, compots por 07 atores e 02 estagiários, coordenada pelo diretor italiano Roberto Inocente, Aconteceu no Brasil está em fase de finalização, e buscou tipos brasileiros para abordar de maneira popular e contemporânea a realidade do país. Com o auxílio de máscaras e figurinos confeccionados pelo próprio elenco e fazendo uso do canovaccio, a montagem traz um olhar mais atento à crítica social que a montagem anterior do grupo,
a premiada As Calcinhas da Flor. Com novos personagens, o espetáculo busca o encontro com a gente brasileira e "outras gentes", cumprindo o papel original do teatro, de estimular o amadurecimento da sociedade.
Serviço:
ACT Abre Suas Portas
Dias 30/06 e 01/07
16h – Mostra de Processo Teatro Contemporâneo, com Luis Melo.
Direção Marcio Abreu. Consulta literária: Mario Domingues
18h – Mostra de Processo Projeto Comédia dell’ACT
Direção: Roberto Innocente. Com Grupo de Estudos da Arte da Comédia.
Local: ACT- Ateliê de Criação Teatral
R. Paulo Graeser Sobrinho, 305 – São Francisco