Preservar o passado para garantir o aprendizado do futuro é o objetivo do Espaço História da Farmácia – Acervo O Boticário e Farmácia Stellfeld, que agora encontra-se na Universidade Positivo.
Desde o início do mês, o acervo, que ficava no Shopping Estação, está funcionando na instituição de ensino. São aproximadamente 180 peças e documentos históricos que ficarão a disposição tanto dos estudantes do curso de farmácia como para a comunidade em geral que tem interesse em conhecer um pouco da história dos primórdios da atividade farmacêutica em Curitiba e da maior rede de perfumaria e cosméticos do mundo.
De acordo com o professor e coordenador do curso de farmácia da Universidade Positivo, Hemerson Bertassoni Alves, a vinda do acervo para a instituição só foi possível graças a uma parceria com O Boticário. Para o coordenador, ser a nova sede dessa exposição fixa é importante para a universidade.
“Contamos com um material riquíssimo em nossas instalações. Ele mostra como foi a vida do Augusto Stellfeld, o primeiro farmacêutico da capital paranaense, e como ele exercia essa função. Aqui, tanto estudantes quanto a comunidade vão aprender como ele vencia as limitações da época, quais eram seus erros, seus acertos e o que isso representou para Curitiba. Também queremos mostrar o quanto Stellfeld era humano nos tratos com seus clientes, algo que está meio em desuso hoje em dia”, revela.
Além de mostrar o pioneirismo da família Stellfeld, a exposição mostra como O Boticário cresceu desde a sua fundação, em 1977. “O Boticário iniciou as atividades como uma farmácia de manipulação no centro de Curitiba e hoje é um gigante internacional no ramo de perfumaria e cosméticos. As pessoas poderão saber um pouco mais dessa empresa”, informa.
Alves diz que a presença do museu na universidade vai facilitar para as pesquisas dos acadêmicos de farmácia, tornando o espaço uma referência nessa área. A gerente de responsabilidade social corporativa do Boticário, Malu Nunes, também compartilha dessa opinião e afirma que “o Museu da Farmácia foi pensado e criado para resgatar o patrimônio histórico e cultural de Curitiba, tornando-o um centro de referência para estudo da farmácia e conhecimento da perfumaria”.
Segundo o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade Positivo, Marco Aurélio Carvalho, mais de 70 mil pessoas circulam diariamente pela universidade. “Além das dependências da área acadêmica, que dispõe de estrutura com laboratórios, clínicas, escritórios-modelo, agências experimentais, biblioteca, centro esportivo, auditórios e outras instalações, disponibilizamos, ainda, o Centro de Eventos, que sedia diversas atividades. Isso sem contar com o Teatro Positivo, que reúne peças de teatro e shows e é empreendimento de destaque no cenário cultural da capital paranaense”, comenta.
Quem quiser visitar o museu, ele está localizado no bloco marrom da Universidade Positivo, na Rua Professor Pedro Viriato Souza, 5.300, no bairro Campo Comprido, em Curitiba.
Colégios e universidades que queiram agendar uma visita devem ligar para o telefone 3317-3000 e pedir pelo departamento de marketing. A entrada é gratuita.