No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, juntamente com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite do mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil, instalando assim um governo provisório. Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa e, desta forma, iniciava a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do país.
Esse importante acontecimento rumo à consolidação da democracia no Brasil pode ser visualizado nos objetos e documentos históricos expostos no Museu Paranaense. São aproximadamente 348 mil peças, entre elas, indumentárias masculina e feminina, pequenos pedaços e cerâmicas inteiras, documentos impressos e manuscritos que registram a história do Paraná desde a pré-história até o século XX.
Entre as raridades, encontramos no acervo o jornal ?Dezenove de Dezembro?, de 1889-1890, que circulava no Paraná desde 1854, e o periódico ?Quinze de Novembro?, da mesma época. Essas publicações situam a sociedade do Paraná no início da República, noticiando os acontecimentos políticos, econômicos e sociais. Além disso, avisos e anúncios de interesse público também eram publicados, com um português bem diferente do que utilizamos hoje.
Moedas de 100, 500 e 1 mil Réis, por exemplo, bem como objetos diversos, representativos dos imigrantes do início do século XX, também podem ser encontradas no museu, retratando um pouco mais da história paranaense.
Os interessados em realizar pesquisas no acervo, necessitam agendar previamente uma visita ao museu, pagando R$ 1,00 e, em seguida, efetuando um cadastro, que permitirá a entrada gratuita nas próximas visitações.
O Museu Paranaense localiza-se na rua Kellers,289, no Alto de São Francisco. Abre de terça à sexta-feira, das 9h30 às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados das 11 às 15 horas. Os ingressos custam R$ 2,00. Estudantes pagam meia entrada, menores de dez anos e maiores de 65 têm entrada livre. Aos sábados a entrada é gratuita para todos.