Acervo do Museu David Carneiro passa para Estado

O governador Roberto Requião assinou ontem a escritura definitiva de posse do acervo do Museu David Carneiro. A transferência foi possível depois do acordo realizado pelo governo do Paraná entre as partes envolvidas: a família David Carneiro e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

?O acervo ficou mais de 20 anos fechado, armazenado em locais impróprios. Agora, a Secretaria da Cultura vai trabalhar na recuperação desse material para colocá-lo à disposição da população?, disse o governador Roberto Requião.

Segundo a secretária Vera Mussi, a catalogação de parte do acervo já está sendo feita por bibliotecárias da Biblioteca Pública do Paraná. ?Além disso, funcionários do Museu Paranaense já estão trabalhando na higienização das peças.?

Depois de terminado o processo de restauração, limpeza e higienização das peças e publicações, o acervo será aberto ao público. Inicialmente as 2.780 peças e objetos e 2.153 publicações entre – livros, revistas e publicações diversas, além de outros dois mil documentos – ficarão expostos para visitação publicação no Museu Oscar Niemeyer.

?Não temos ainda uma data para a abertura dessa mostra. Dependemos de alguns fatores. O processo de restauração é meticuloso e esse acervo é muito valioso para a história do Paraná?, afirma a secretária Vera Mussi. Depois o acervo será incorporado ao do Museu Paranaense. Além da secretária de Cultura, Vera Mussi, participaram da assinatura da escritura o assessor jurídico da secretaria, Aloísio Douglas Miecznikowski, e o tabelião Alfredo Braz, do 5.º Tabelionato de Notas de Curitiba. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo