Com a apresentação inédita de Sal de prata, de Carlos Gerbase, e Feminices, de Domingos de Oliveira em seu programa, o 9.º Festival de Cinema, Vídeo e Dcine de Curitiba será aberto ao público hoje. Com a intenção de estimular o cinema local e nacional, nesta versão o festival traz algumas novidades. Os filmes premiados com o Troféu Pinhão serão distribuídos em várias capitais do País.
Com o tema Cinema, uma indústria atrás de novas tecnologias, o evento apresenta ao público a Mostra Competitiva Universitária, Competitiva de Vídeos, Competitiva Filmes e Mostra de Longas. Além dos trabalhos cinematográficos, a oficina oferece debates e encontros focados para a reflexão do público, e formação de profissionais dando visibilidade aos diferentes competidores. Ativo desde 1997 e servindo de vitrine, o evento já reuniu 80 mil pessoas.
Último dos cinemas de rua da cidade, o Plaza recebe os quatro longas que participam do festival: Sal de prata, Feminices, Concerto campestre, Doutores da alegria, Araguaya, conspiração do silêncio e Crime delicado; além dos filmes da Mostra Competitiva. As demais atrações ocorrem no Sesc da Esquina, Cinemateca, Cine Luz e Teatro HSBC. Na Cinemateca ocorre a Mostra Universitária, exibição de filmes do Projeto Olho Vivo e premiados do II Putz. O Cine Luz abre para a Mostra Competitiva de Vídeos. O Sesc da Esquina abre espaço para palestras e o 5.º Zap de Comunicação UTP. No Teatro HSBC acontece a mostra de filmes da Academia Internacional de Cinema de Curitiba.
A programação de hoje começa às 9h com a Exposição Super 8 (Sesc da Esquina), Projeto Escola vai ao cinema (Cine Plaza) e a Competitiva Universitária (Cinemateca). Das 15h às 17h o Cine Luz apresenta os vídeos: Operação cavalo de Tróia, TV muro, Irmãos de rim, O japonês da Coréia, Um passo para adelante e dos para atrás, Amigas, Animato, Sexo com objetos inanimados e Agüenta rapaz. Das 17h30 às 19h30 o Cine Plaza mostra os curtas: Pax, Shabelewski, Visita íntima, Nave mãe, Hoje tem, Felicidade e Paisagem de meninos. Os filmes da Academia Internacional de Cinema de Curitiba são exibidos das 19h às 22h30 no Teatro do HSBC e das 19h30 às 22h ocorre o 5.º Zap de Comunicação da UTP. A atração do dia fica por conta do longa de Carlos Gerbase, Sal de prata, exibido às 21h no Cine Plaza. A cerimônia de encerramento ocorre no domingo com a entrega de troféus e premiações. Mais informações pelo site: www.festcinecuritiba.com.br.