Estão abertas as inscrições para a 21ª Oficina de Música de Curitiba, que será promovida entre os dias 5 e 25 de janeiro de 2003. Durante o evento serão ministrados mais de cem cursos de música erudita e MPB, além do lançamento do primeiro programa avançado para quartetos de cordas no Brasil. Haverá também apresentações de importantes artistas internacionais.

Com a direção artística do oboísta Alexandre Klein, ganhador do Grammy de melhor solista instrumental de 2002, a Oficina trará para o País grandes nomes da música internacional. Duas composições de Joseph Haydan serão apresentadas na abertura da temporada. O violoncelista Antônio Meneses mostrará o Concerto em Ré Maior para Violoncelo e Orquestra. O brasileiro radicado na Suíça Ricardo Castro tocará o Concerto em Ré Maior para Piano.

O português Osvaldo Ferreira, regente assistente de Cláudio Abbado na Filarmônica de Berlim, fará a regência de A Sagração da Primavera, de Igor Stravinsky. Em apenas 10 dias a obra será ensaiada e executada por uma orquestra de alunos.

Outra atração do festival é o americano Dale Clevenger, solista de trompa da Orquestra Sinfônica de Chicago. Ele vai apresentar um concerto especial de música polifônica para metais escrita pelo compositor renascentista Giovanni Gabrielli, que acontecerá na Catedral de Curitiba, com a participação de setenta instrumentistas.

O primeiro programa avançado para quartetos de cordas no Brasil ocorrerá nos moldes dos cursos intensivos de profissionalização para pequenos grupos existentes em festivais americanos e europeus. Os conjuntos terão a orientação do Quarteto de Cordas do Teatro Municipal de São Paulo, do violinista Shmuel Ashkenazy, do Quarteto de Cordas Vermeer e de Antônio Meneses, violoncelista do trio Beaux-Arts. O resultado do curso será a apresentação de um recital no fim da Oficina, além da gravação de um CD e da turnê pelo Brasil.

As inscrições para a Oficina podem ser efetuadas até o dia 22 de novembro no site www.oficinademusica.org.br. Mais informações no próprio site ou nos telefones (41) 321-3300, (41) 321-3260 e (41) 321-3315.

continua após a publicidade

continua após a publicidade