O Centro Cultural Teatro Guaíra fará audições para a escolha dos solistas – soprano e baixo – e assistentes para a montagem da ópera La Serva Padrona, que será apresentada no dia 28 de agosto, no Guairão, e entrará em temporada de 31 de agosto a 4 de setembro, no Guairinha.
As inscrições serão feitas de 01 a 08 de agosto, na sala da coordenação da Orquestra Sinfônica do Paraná, com entrada pela Rua XV de Novembro. Serão abertas vagas para assistência de direção, cenografia, iluminação, figurino, adereços, maquiagem e produção. Podem se inscrever estagiários de nível superior (estágio remunerado) e estudantes de 2º grau (sem remuneração).
As audições para os solistas serão nos dias 9 e 10 e o resultado de ocupação de todas as vagas será divulgado no dia 11. Esta será a primeira vez que o CCTG oferece este tipo de vagas. Participam do projeto o maestro Alessandro Sangiorgi (solistas), Roberto Innocenti (direção), Cleverson Cavalheiro (cenografia), Carlos Kur (iluminação), Amábilis de Jesus (figurinos), Cristine Conde (adereços), Marcelino Miranda (maquiagem), Rosana Santos (produção).
La Serva Padrona, de Giovanni Battista Pergolesi, é uma ópera de um ato, com 45 minutos de duração. Ela teve sua estréia em 1733, no Teatro São Bartolomeu, em Nápoles, e foi apresentada inicialmente como parte de uma ópera séria, mas acabou se tornando a obra mais conhecida de Pergolesi.
Conta as desventuras da criada Serpina, educada desde a infância pelo patrão Uberto. Ao chegar à idade adulta, Serpina cai de amores pelo patrão e prepara uma série de "armadilhas" para conseguir casar com Uberto, com a cumplicidade do criado Vespone.