Teatro

‘A Volta’ usa personagem polêmica ao tratar de assunto delicado

O espetáculo teatral A Volta, com direção de Paulo Alves, é uma peça-palestra, inspirada livremente no universo de Stella Adler, professora de teatro norte-americana, conhecida por sua postura polêmica e contundente.

 Em cena, Anna Zétola  e Sílvia Monteiro dão vida à  mesma personagem e compartilham com a audiência o percurso da palestrante em diferentes fases de sua vida, do apogeu à decadência; do reconhecimento público ao total abandono.

 A dramaturgia textual foi criada por Paulo Alves e compartilhada pelas atrizes, valendo-se das experiencias das mesmas, que vivem o papel central: Anna e Sílvia, além de artistas da cena, são também, respectivamente, gestora cultural e professora de artes cênicas.

As congruências e contradições dos seus trabalhos (na cena e fora dela), suas questões e reflexões, complementam um roteiro que, através da vida das artistas, dão luz à figura voluntariosa da professora-palestrante. Que surge para discutir questões sobre a aceitação, opinião pessoal, certezas absolutas e condição da mulher.

 A Volta retoma uma ideia iniciada no projeto anterior do ator/diretor: CINETON- sobre o pintor Lechowski.  Assim como na montagem anterior, o espectador, antes de entrar no espaço cênico, é guiado pelo Centro Cultural SESI Heitor Stockler de França, onde  pode ver uma exposição de artes visuais e receber um monitoramento sobre o Centro Cultural, um casarão charmoso de 120 anos de existência.

 Viabilizada por meio da Lei de Incentivo/Fundação Cultural de Curitiba e com patrocínio de Trombini, Consórcio Servopa, Senind Engenharia e Montagem; A VOLTA é uma viagem ao universo de Adler, descortinando sua vida e refletindo sobre a existência através de ações e palavras, muitas palavras, pois, segundo a artista e professora: “Falar serve mesmo para preencher o silêncio da vida.” A peça integra a programação da Virada Cultural de Curitiba, 2014.

SERVIÇO:

 A VOLTA

 CENTRO CULTURAL SESI HEITOR STOCKLER DE FRANÇA

(Rua Marechal Floriano, 458, Centro (próximo à praça Carlos Gomes). Fone: 3322.2111)

De 15/11/2014 a 14/12/2014. (ATENÇÃO: 29/11, Sábado, não haverá apresentação)

Sábados e Domingos, às 19h00

Ingressos: R$ 10,00 inteira e R$ 5,00 (meia entrada para terceira idade e classe artística). A bilheteria abre à 18h00.