Dono de uma das mais belas vozes da Música Popular Brasileira, Milton Nascimento é também dono de uma das histórias mais comoventes do showbizz. Repleta de drama e superações, a biografia acabou de sair da gráfica da Editora Record, está à disposição da imprensa e chega às livrarias no dia 10 de novembro. Hoje, às 19h30, em Ouro Preto, a autora autografa a obra e participa da mesa A Literatura.
Em Travessia: a vida de Milton Nascimento, a jornalista mineira Maria Dolores conta a vida de Bituca ? apelido do cantor ? desde o seu nascimento no Rio de Janeiro, passando pela cidade de Três Pontas, em Minas Gerais, onde foi adotado, até os dias em que alcançou o reconhecimento artístico. O texto de Maria Dolores ? que pode ser lido como um romance, de tão envolvente ? é a base de uma belíssima biografia, repleta de dramas e superações.
Maria Dolores acompanha tanto a trajetória pessoal como a profissional. Aqui se desvela o Milton intérprete, o Milton compositor e o Milton cidadão. Maria fala dos discos consagrados por público e crítica, dos inúmeros shows pelo Brasil e pelo mundo e das parcerias com músicos como Wayne Shorter, Pat Metheny, Peter Gabriel, Gal Costa, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elis Regina.
Travessia: a vida de Milton Nascimento, é, principalmente, um tributo à música de Milton Nascimento. Definida por ele mesmo como um sincretismo de estilos, onde mistura jazz, blues, rock e música latina, e temas, como sua terra, Minas Gerais, a negritude e o cristianismo. É resultado de um intenso trabalho da jornalista Maria Dolores, que se encantou com a biografia deste artista especial, de origem tão simples e genialidade invejável.
Travessia: a vida de Milton Nascimento, de Maria Dolores; Editora Record; 406 páginas + 16 de encarte. Preço: R$ 52,90.