A relação dos “amigos” Hitler e Mussolini

Quem se interessa por documentários com temáticas sobre a II Guerra Mundial não pode deixar de conferir o filme Hitler & Mussolini, amizade nefasta. A produção alemã, realizada pela Looks Filmproduktionen, em co-produção com Discovery, RBB, SWR, ARTE, Instituto Luce e Transit Film, aborda a relação entre duas figuras que marcaram o século passado.

O filme, feito com materiais inéditos, mostra como os dois ditadores se aproximaram e revela as etapas de seu relacionamento: de estranhos, passaram a aliados na II Guerra mundial. Mais tarde, de líder (Hitler) a comandado (Mussolini).

Segundo a doutora em história pela Universidade de São Paulo (USP) e professora da Universidade Federal de Viçosa (UFV) Ana Maria Dietrich a aliança entre os dois personagens não era estável.

“O documentário mostra que a relação teve momentos de aproximação e distanciamentos. Os dois sentimentos de admiração e desprezo se revezam. É interessante lembrar aqui também como o filme O grande ditador, de Charles Chaplin, mostra de uma maneira lúdica esta relação. Um querendo ser mais do que o outro, um sentando em uma cadeira mais alta que o outro. Não poderia ser diferente, se pensar na imagem do Duce (Itália) e Führer (Alemanha), exaltados como grandes líderes pelos regimes fascistas de seus países”, relata.

Para o professor titular em História Contemporânea pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutor pela mesma instituição, Osvaldo Coggiola, a amizade entre o Führer e o Duce era de fachada.

“Eles mantinham as aparências publicamente, mas não eram exatamente amigos. Hitler chegou a chamar Mussolini de inepto e este considerava o austríaco um canalha”, revela.

O DVD estará, em breve, em todas as bancas do Brasil. Por enquanto, ele pode ser adquirido pelo site www.lojaduetto.com.br. O documentário tem 100 minutos de duração e o preço é de R$ 24,90.