A orfã é mais uma estreia nos cinemas

Ter uma criança protagonizando uma história de terror costuma causar arrepios mesmo nos mais adeptos a esse estilo de filme. Em A órfã, outro filme que estreia hoje nas telonas, é a pequena Esther, menina de nove anos, que pretende mexer com os nervos dos espectadores.

De bem-comportada, culta e educada, logo que é adotada pelo casal Kate e John, Esther começa a dar mostras de sua verdadeira personalidade a seus pais adotivos e a seus dois filhos, Max e Daniel.

Manipuladora e mais sagaz que muitos adultos, Esther se transforma da menina dócil das primeiras cenas em um ser realmente perverso. A árdua tarefa de dar conta desse recado e de ir de um extremo a outro de personalidade coube à protagonista mirim Isabelle Fuhrman, de 12 anos, e que teve que aprender a falar inglês com sotaque russo para o longa.

Do diretor espanhol Jaume Collet-Serra (o mesmo de A casa de cera), A órfã pretende provocar sustos onde não há momento real de tensão a não ser pela música e pelo movimento de câmera, como acontece logo no início, em uma cena de Kate ao se olhar no espelho do banheiro.

Desnecessários, porque o filme apresenta, sim, momentos de tensão, como a cena do playground em que as crianças estão brincando, além do drama psicológico proposto e que permeia a trama. Os problemas familiares são evidenciados com a chegada de Esther, que tenta controlar os demais integrantes da família, cada um a sua maneira.

Alguns detalhes também poderiam ter sido melhor trabalhados, como as folhas da Bíblia que Esther carrega, que quando caem e se espalham no chão são brancas, parecendo novas e, cenas mais tarde, elas aparecem envelhecidas e com muitas fotos guardadas dentro do livro.

Há também falhas para simplificar a história, como a figura solta da personagem que interpreta a avó das crianças que praticamente não se amarra durante todo o filme. Diferente de muitos filmes do gênero, o comportamento da garota é explicado ao fim do filme, mesmo que para muitos essa explicação possa parecer risível.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo