A Orquestra Sinfônica do Paraná termina, com ingresso esgotados, a série de concertos dedicada a Beethoven, evento que vem superlotando o Guairão. E para fechar este ciclo o maestro Alessandro Sangiorgi escolheu a última obra do compositor, a monumental Nona Sinfonia.
A peça é uma ode à alegria, inspirada na poesia de Schiller, ainda que composta quando Beethoven já estava completamente surdo, e cerca de dez anos após a Oitava.
O concerto, graças ao patrocínio da Audi, vai contar com as participações dos cantores Denise Sartori, Edna O’Oliveira, Anderson Marks e Pepes do Vale, e do Coral Nova Philarmonia, com cerca de 70 integrantes, que estará sob a regência do maestro Emanuel Martinez.
O Ciclo Beethoven, iniciado em agosto, é um dos maiores sucessos da temporada 2002 da orquestra. Com o Guairão absolutamente lotado, os dois concertos anteriores confirmaram não só a unanimidade do célebre compositor, mas o entusiasmo dos curitibanos com o atual trabalho e a musicalidade da Sinfônica do Paraná.
Para Alessandro Sangiorgi, o sucesso da série reflete o excelente momento da orquestra e a empatia do público com esse tipo de programação. “A idéia de ciclos é base da minha concepção de temporadas sinfônicas. Por pequeno que seja esse panorama, de um período ou de um compositor, leva ao enriquecimento artístico e técnico dos músicos e, conseqüentemente, atinge em cheio o atento público da orquestra, acredita o maestro. (concertos hoje e amanhã)