A minissérie

minisserie230606.jpgUma trama de amor, traição e lutas políticas, tendo como pano de fundo a história do estado do Acre. Estes são os principais ingredientes da minissérie Amazônia – de Galvez a Chico Mendes, próximo trabalho da acreana Glória Perez. Com estréia prevista para o dia 2 de janeiro de 2007, a minissérie da Globo é um projeto acalentado há muitos anos pela autora e terá um total de 47 capítulos. Estrelada por José Wilker, Christiane Torloni, Vera Fischer e Cássio Gabus Mendes, entre outros, a direção ficará a cargo de Marcos Schechtman e começará a ser gravada a partir de setembro no Rio de Janeiro e no próprio Acre. "O Acre é um caso único no Brasil. Foram os próprios moradores do estado que lutaram para que ele fosse anexado à federação brasileira", valoriza.

Para escrever a minissérie, Glória Perez se debruçou sobre diversos livros de história e também estuda as biografias dos principais envolvidos. A autora ainda procura inspiração em duas obras em especial, os romances O Seringal, de Miguel Ferrante, e Terra Caída, de José Potyguara, dois autores acreanos. Dividida em três fases distintas, Glória Perez adianta que a primeira delas contará a história empreendida pelo espanhol Luiz Galvez Rodrigues de Aria, responsável pela independência do Acre, em 1900. Já a segunda fase da minissérie abordará a luta protagonizada pelo militar gaúcho José Plácido de Castro, que comandou um exército de seringueiros na luta contra as tropas bolivianas. Por fim, Glória Perez conta que a terceira fase dará destaque à vida do ambientalista Chico Mendes. "São três figuras históricas importantíssimas e que poucas pessoas conhecem. Minha intenção é mostrar que eles foram verdadeiros heróis", exagera.

Para interpretar um desses heróis, Glória Perez já conta com alguns nomes definidos. É o caso de José Wilker, que vai interpretar o jornalista Luiz Galvez Rodrigues de Aria. O ator, que já trabalhou com a autora em Carmem, da extinta Manchete, confessa que está empolgado com a "missão" de viver mais um personagem histórico no início de 2006, ele "encarnou" o ex-presidente Juscelino Kubitschek na minissérie JK. "A Glória é mesmo ‘pé-quente’. Foi só começar a falar sobre a minissérie que já encontrou uma pessoa para divulgá-la: o presidente da Bolívia, Evo Morales", brinca. O personagem de José Wilker será um dos "vértices" do triângulo amoroso formado por Lola e Maria Alonso, que serão interpretadas por Vera Fischer e Christiane Torloni, respectivamente, e participarão da primeira fase da minissérie. Christiane Torloni, que esteve em América, confessa que ainda não tem um perfil detalhado de sua Maria Alonso, mas não vê a hora de embarcar para o Acre para gravar suas primeiras cenas. "Não preciso nem saber como será minha personagem, pois é sempre uma honra participar de um texto da Glória", derrete-se.

Outro nome definido no elenco de Amazônia – de Galvez a Chico Mendes é o do ator Cássio Gabus Mendes, que interpretará o ambientalista Chico Mendes, assassinado em 1988. "Se olharmos bem, podemos perceber que ele é a cara do Chico Mendes. Não poderia ser outro", entrega Glória Perez. Com relação ao restante do elenco, a autora confessa que vem sentindo algumas dificuldades. Não por acaso, a autora ainda está pensando no ator ideal para dar vida ao militar gaúcho José Plácido de Castro. "Não sei quem fará o papel. Mas acredito que até o final de julho encontraremos o nome mais adequado para interpretá-lo. Com certeza, o ‘casting’ ficará bastante afinado", promete.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo