A magia e a sedução de Carmen no Guairinha

Alice BravoA Companhia de Ballet da Cidade de Niterói apresenta em Curitiba nos dias 28, 29 e 30 de abril, seu mais novo espetáculo, o ballet Carmen. A mini-temporada acontece no Guairinha e a coreografia é toda baseada na ópera de Georges Bizet, com assinatura do famoso coreógrafo argentino Luis Arrieta. Em cena, 30 bailarinos contam a história da cigana que seduz e arruína os homens que atravessam seu caminho, numa versão contemporânea ? passada no Brasil onde Carmen é uma prostituta e Escamilo vira jogador de futebol. As árias ?Habanera? e ?Seguidilha? estão na trilha sonora do espetáculo, toda instrumental com cordas e percussão, é adaptada pelo maestro russo Rodion Shchedrin. Sexta companhia oficial do país, a Companhia da Cidade de Niterói atualmente é dirigida por Roberto Lima, bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Amor, ciúme e morte. A mais popular das obras de Bizet, a ópera Carmem, inclui todos os ingredientes de sucesso. Para o coreógrafo dessa montagem, o que vai ao palco de Curitiba é a conhecida a história de Carmen, que seduz um pobre-diabo, o soldado chamado José, que é obrigado a desertar e a acompanhá-la para viver a vida, segundo ela, cheia de aventuras e encantos. Carmen prossegue sua carreira de amorosa ?que faz sofrer? e encanta-se por um toureiro. José não aceita a situação e, roído de ciúmes, apunhala a bela cigana.

?Tenho encontrado camaradas anarquistas a quem a tese de Carmen entusiasmava. ?Livre para dar-se a um, livre para tornar e dar-se a outros?. Mas, por mais que me esforce, nada acho, na história de Carmen, que de longe ou de perto, se enquadre numa concepção qualquer de camaradagem. Só acho sofrimento, só conto vítimas?, explica o coreógrafo que completa: ?Pode transplantar-se o drama para outro ambiente, transformar os personagens e as situações não se modificarão. Um ser humano, argumentando com seu grande amor, arrasta outro à abandonar certo modo de vida e, logrado isto impõe-lhe a separação?, resume

A companhia

A Companhia de Ballet da Cidade de Niterói foi fundada 1992, por iniciativa de um grupo de bailarinos da Cidade, que objetivava a existência de um importante núcleo oficial de trabalho para bailarinos, professores, coreógrafos e demais profissionais ligados ao universo da dança.

Sexta companhia pública criada no país, a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, atualmente dirigida por Roberto Lima, bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, conta em seu quadro artístico com 30 bailarinos aprovados em concursos públicos. Seguindo a linha contemporânea, a companhia conta com em seu repertório com coreografias de alguns dos melhores coreógrafos do país.

Serviço
Carmen ? com a Companhia de Ballet da Cidade de Niterói, sob direção de Roberto Lima e coreografia de Luis Arrieta.
Apresentações no Auditório Salvador de Ferrante ? Guairinha (R. XV de Novembro, s/nº), nos dias 28 e 29, sexta e sábado, às 21 horas. Dia 30, domingo, às 19 horas.
Ingressos R$10 e R$5 (estudantes e maiores de 60 anos)

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo