A lição final de Randy Pausch

O impacto causado pela palestra do professor Randy Pausch em uma universidade correu o mundo todo. A prova da sua popularidade extraordinária é facilmente documentada. Cinqüenta dias depois da sua apresentação, em 18 de setembro de 2007, mais de 30 milhões de pessoas acessaram a internet para assisti-lo, e o número cresce a cada minuto. Transformada no livro A lição final, foi lançado em abril nos Estados Unidos e está em primeiro lugar no site de vendas Amazon.com. No Brasil, o livro chegou às livrarias em maio.

O que tem um homem e sua história para cativar tantos em tão pouco tempo? Surpreender o interlocutor com sua maneira de ver a vida e de encarar suas dificuldades.

Quando Randy Pausch, professor de Ciência da Computação da Carnegie Melon University, em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, subiu ao palco diante de um público de 400 pessoas e proferiu sua palestra de despedida, não poderia imaginar que sua apresentação seria acolhida por milhões de pessoas em todo o planeta.

Aos 46 anos, em ótima forma, casado com a mulher da sua vida e pai de três crianças pequenas, ele foi diagnosticado não apenas com um, mas com vários tumores graves no pâncreas. O médico o alertou então que ele teria apenas mais alguns meses de vida. Mas Pausch não desistiu de participar de uma atividade comum no término dos cursos nas universidades norte-americanas. Aceitou fazer o que seria a sua última palestra. Uma coisa era certa: ele não queria que a aula se concentrasse em sua doença. ?Talvez muitos esperassem uma palestra sobre a morte. Mas eu traria a vida?. ?Fiz questão que a palestra fosse toda gravada em vídeo. Porque quero que meus filhos, quando forem adultos, tenham isso guardado para que não se esqueçam de mim, e saibam como eu era e como eu pensava a respeito da vida?, diz Pausch no livro.

Foto: Kristi A. Rines
Pausch com sua família. Sua palestra foi vista por milhares
de pessoas. Agora suas lições de vida estão no livro A lição final.

A lição final é uma emocionante história de coragem, alegria de viver e sonhos realizados. Neste livro, Randy Pausch combina humor, inspiração e inteligência que ultrapassam a imagem do professor, cientista em computação, marido, pai, filho, amigo, irmão e mentor dos seus alunos. O autor vai buscar na infância tudo que estava arraigado nos seus sonhos e objetivos de criança e nos meios que utilizava para concretizar quase todos.

?Eu soube que apesar do meu câncer eu me considerava de fato um homem de sorte porque vivenciara aqueles sonhos. E vivenciara os meus sonhos em grande parte graças ao que aprendi ao longo do caminho. Achei que se fosse capaz de contar a minha história com total paixão, a minha palestra talvez ajudasse outras pessoas a encontrarem um meio de realizar os próprios sonhos.?

A lição final é escrito com a colaboração do jornalista Jeff Zaslow, cuja coluna e vídeo no Wall Street Journal foram o pontapé inicial para a visibilidade de Randy Pausch. O livro dará às pessoas aquilo que elas expressaram veementemente como seu desejo: a sensação de ter algo concreto nas mãos. Superar obstáculos é uma herança generosa e otimista que Randy Pausch deixou não apenas a seus filhos, mas a todas as pessoas.

Serviço

A lição final, de Randy Pausch. Tradução: Laura Alves e Aurélio Rebello. R$ 34,90 – Editora Agir. 

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo