A ginástica na escola

Li a monografia intitulada A ginástica geral na educação física escolar, produzida por Paola Maria Lovato, em 2004, como requisito para obtenção do título de graduação no curso de Educação Física, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, que teve a orientação da colega mestre Simone de Miranda. O trabalho é de qualidade indiscutível e referência aos educadores.

O vocábulo ginástica é de origem grega. Segundo Ferreira (1995), ginástica significa ?ato ou efeito de exercitar o corpo nu?. Ou ?arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. Conjunto dos exercícios corporais sistematizados, para esse fim?.

Lovato, a partir de referências bibliográficas, menciona a origem e a história da ginástica geral e como chegou ao Brasil. Em 1949, o holandês Johannes Sommer idealizou um festival de ginástica que acabou ocorrendo na cidade de Roterdã, na Holanda, em 1953. Na oportunidade, o festival recebeu o nome de Gymnaestrada: gymna referente a ginástica e strada referente a rua, caminho, que indica ?caminho da ginástica?, ou local onde as tendências da ginástica são apresentadas. Desde 1991, o evento passou a se chamar Gymnaestrada Mundial.

Já a austríaca Ilona Peuker foi a precursora da ginástica geral no Brasil. Em 1953, Peuker foi convidada pelo Ministério da Educação e Cultura para aplicar o curso de Ginástica Moderna. No ano de 1956, Peuker formou o GUG-Grupo Unido de Ginastas, no Rio de Janeiro, cuja fundação ocorreu em 1964.

Para completar a monografia, Lovato realizou pesquisa de campo. No primeiro momento, conheceu o projeto de ginástica realizado na Escola Sidónio Muralha, em Curitiba. Depois, na condição de estagiária, executou 12 aulas para crianças (8 a 10 anos) de 3.ª e 4.ª séries do Ensino Fundamental nível I, na Escola Particular Interação, em Almirante Tamandaré.

Hoje professora efetiva da Escola Municipal Heitor de Alencar Furtado, no bairro CIC-Cidade Industrial de Curitiba, Lovato vem desenvolvendo na prática sua monografia. Estive na referida escola, constatei o valor do trabalho, além da liderança junto às crianças de 8 a 10 anos.

O começo do ensino da ginástica para os alunos ocorreu em setembro. De acordo com Lovato, a ginástica apresenta fundamentos básicos ?que são os movimentos ginásticos (estrela, ponte, paradas, aberturas, elefantinho, etc.), deslocamentos, manipulação dos mais variados materiais (bolas, arcos, fitas, cordas, cadeiras, malabares, bandeiras, tecidos, bexigas, entre outros) que possibilitam explorar a criatividade de quem pratica?. A partir destas noções, diz pretender ir adiante, ou seja, criar coreografias.

Detalhe: Na prática da ginástica geral, não existe a preocupação com a competição, mas com o estímulo para a participação, na qual os ginastas demonstram suas performances sem limites.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo