A cidade de Chicago (EUA) na virada do milênio é o tema da exposição fotográfica que o Museu Metropolitano de Arte recebe a partir de hoje. São 180 fotografias selecionadas de um acervo de meio milhão de imagens, produzidas ao longo do ano 2000 por mais de 200 fotógrafos americanos.
A mostra City of Chicago chega ao Brasil por meio do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, onde também já foi apresentada. O conjunto, que inclui fotos coloridas e em preto e branco, faz uma crônica dessa metrópole, de sua gente, suas personalidades, suas paisagens e arquitetura. A mostra é eclética, mistura estilos e pontos de vista, de fotojornalismo à fotografia artística. Para produzi-la, os fotógrafos passaram 366 dias percorrendo a cidade e os seus 198 bairros.
Situada à margens do Lago Michigan, Chicago reflete o sonho americano de imigração, crescimento econômico, vitalidade e criatividade. Possui 500 parques, 46 museus e uma das orquestras mais renomadas do mundo. Chicago é celebrada pela sua diversidade cultural.
***
Vernissage às 19h30 de hoje, no Museu Metropolitano de Arte/Centro Cultural Portão (República Argentina, 3430). Visitação até 8 de setembro, de terça a domingo.