A audiência não anda lá essas coisas, a repercussão, então, não chega nem perto do burburinho da primeira edição. Mas quando o assunto é anunciantes o reality “A Fazenda 2”, da Record, já superou, e muito, a estreia do formato na emissora.
Segundo levantamento da Controle da Concorrência, empresa que monitora inserções comerciais para o mercado, de 15 de novembro a 14 de dezembro de 2009, “A Fazenda 2” registrou um total de 425 ações de merchandising, o dobro que “A Fazenda 1” em seu primeiro mês no ar: 272 ações. O número de anunciantes confinados nos merchandisings do programa também aumentou: de 6 na primeira edição pulou para 10 na segunda edição, até agora.
No mercado, o crescimento do número de anunciantes do reality não é encarado necessariamente como um aumento no faturamento de “A Fazenda”. Fontes ligadas a agências de publicidade garantem que os descontos praticados pela Record em alguns espaços comerciais do programa chegaram a 85%, em relação aos preços oferecidos na tabela. Marcas que anunciaram em chamadas e vinhetas do programa tiveram o famoso descontão.