A essência do Brasil em obras

Peças inéditas do artista plástico John Graz (1891-1980) serão exibidas, a partir desta quinta-feira, no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba. John é um dos mais influentes profissionais das artes plásticas, designer e arquitetura do século XX. Ficou conhecido como arquiteto de interiores, criador de móveis futuristas e introdutor do estilo art déco no Brasil.

A mostra tem como objetivo apresentar a visão do artista sobre a terra que escolheu para viver, o Brasil. John nasceu em Genebra, na Suíça. Ingressou em 1911 na Escola de Belas Artes, atual Haute École d’Art et Design. Chegou ao Brasil em 1920 e aqui permaneceu, absorvendo a cultura do País.

“John Graz era um artista de múltiplos talentos e que captou completamente a essência do Brasil. Ele pintava cenas do cotidiano brasileiro, da flora e da fauna, com um requinte absurdo. Ao mesmo tempo em que fazia decorações de interiores, desenhava e pintava de maneira bastante exuberante”, diz a arquiteta e produtora cultural Consuelo Cornelsen, da Planeta Brasil. Ela divide a curadoria da mostra com Sérgio Pizoli, que é especialista em John Graz, e com o pesquisador e colecionador de mobiliário Sérgio Campos.

Através da exposição, o público poderá ter acesso a estudos, cadernos de viagem e esboços, por meio de desenhos modernistas do artista. Além disso, será possível observar cenas da arquitetura brasileira, viagens, festas e paisagens, flora e fauna, o homem e o trabalho. São mostradas desde pinturas – como a Chegada ao Brasil, Bandeirante, Menino com caranguejos, Un miau tout simple e Medaillé – até peças de mobiliário moderno, como cadeiras, poltronas e sofás.

No total, a mostra reúne cerca de 160 obras. A maioria delas pertence ao Instituto John Graz, que foi inaugurado há quatro anos, em São Paulo, ainda não possui uma sede fixa e tem como presidente a viúva do artista, Annie Graz. O restante das peças são de colecionadores particulares, como por exemplo o cineasta Hector Babenco, que é um grande apreciador do trabalho do artista.

“O Instituto tem como intuito a divulgação e preservação das obras de meu marido”, afirma Annie. “John nunca se preocupou com a valorização de seus trabalhos, mas sim com a realização dos mesmos. Fico muito feliz que uma mostra de suas obras seja realizada fora de São Paulo e do Rio de Janeiro. Minha felicidade é ainda maior por saber que a exposição será feita em Curitiba e em um espaço de tão grande qualidade quanto o MON”.

Serviço

Exposição John Graz.
De 9 de dezembro a 3 de abril de 2011, no MON – Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico). De terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Ingressos: R$ 4,00. Mais informações ao público: (41) 3350-4400.