Será realizada nesse domingo uma das festas natalinas mais tradicionais de Curitiba. A encenação do Jaselka (Auto de Natal em polonês), que vem se realizando há 28 anos no Bosque João Paulo II.
O evento vai contar com apresentação de corais, barracas com almoço e comidas típicas polonesas, encenação do auto de Natal, entre outras atividades. De acordo com a coordenadora do bosque, Danuta Lisicki de Abreu, o auto já é uma tradição secular entre os poloneses e que desde a criação do bosque ele é encenado nesse espaço.
“O auto é uma apresentação teatral, que mostra o nascimento de Cristo. Assim como os poloneses, o brasileiro é um povo muito religioso e essa festa acabou fazendo parte desse contexto de fé. É uma festa bem interessante e belíssima, indicado para toda a família”, afirma.
Além do auto de Natal, outras apresentações culturais estão marcadas para esse evento, conforme conta a coordenadora do bosque. “A festa é bem diversificada. Além do auto natalino, realizado pelo grupo folclórico polonês do Paraná Wisla, teremos apresentação de grupos folclóricos de dança e música da Alemanha, Espanha e Polônia. Acontece ainda a participação do coral João Paulo II. A abertura das festividades será com a apresentação musical de um menino de nove anos, que toca gaita”, informa.
Além dessa festividade, o público poderá apreciar uma exposição de presépios produzidos por artesãos poloneses e brasileiros descendentes de polonês, em tamanho natural e em miniatura.
“O público poderá ver mais de 100 presépios montados. Alguns deles vieram diretamente da Cracóvia, na Polônia. São trabalhos muito bonitos e que expressam bem o nascimento de Cristo e o espírito de Natal”, conclui.
O Auto de Natal no Bosque Papa João Paulo II será nesse domingo, às 11h. A exposição de presépios ficará em exibição até o dia 31 de janeiro. A entrada é gratuita.