A 28.ª Oficina de Música de Curitiba, que será realizada entre os próximos dias 10 e 31 de janeiro, terá um tom bastante eclético. O evento, promovido pela Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e considerado um dos maiores de música da América Latina, tem em sua programação óperas, concertos de música antiga, oficina de Música Popular Brasileira (MPB), noite latina (dia 28, às 21h, no teatro da Reitoria), maracatus, bailões, frevos-canções e lançamento de CDs.

continua após a publicidade

“A oficina deve ter cerca de mil alunos inscritos e 60 professores, de diversos estados brasileiros e do exterior. Terá muitos ritmos e atrações tanto para adultos quanto para crianças, o que faz dela um sucesso permanente”, diz o presidente do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac), Ulisses Iarochinski.

No que diz respeito a óperas, serão exibidas montagens realizadas no verão europeu e produções cinematográficas sobre o tema em um telão montado no Paço da Liberdade, na região central.

Já os concertos de música antiga acontecem entre os dias 13 e 17 de janeiro, no Canal da Música, sendo que no dia 15 haverá um concerto com professores participantes da oficina.

continua após a publicidade

No dia 18 haverá o já tradicional concerto da Banda Sinfônica, com a participação dos solistas Pierre Dutot (trompete) e Francisco Ferreira (saxofone), sob a direção de Dario Sotelo.

No total, serão quatro lançamentos de CDs: o do pianista Paulo Braga; o dos músicos Ezequiel Piaz e Cláudio Menandro; o álbum Feijão no dente, de Julião Boemio; e Bandolim, de Daniel Migliavacca.

continua após a publicidade

Paralelamente, a oficina ainda oferecerá projeção de filmes sobre MPB na Cinemateca, palestras, exposições e lançamentos de livros. Mais informações sobre a programação e sobre cursos que ainda possuem vagas abertas podem ser obtidas no site www.oficinademusica.org.br ou do e-mail oficinademusica@fcc.curitiba.pr.gov.br.

Chopin

No dia 1.º de março de 2010 serão comemorados 200 anos do nascimento do compositor polonês Frederic Chopin. Por isso, recentemente, a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) decretou que 2010 será o ano de Chopin. Programações festivas estão sendo organizadas por vários países e Curitiba não vai ficar de fora.

A próxima edição da oficina fará uma homenagem ao músico, apresentando, no dia 11, na Capela Santa Maria, e no dia 15, no Canal da Música, concertos com dois pianistas da mesma nacionalidade de Chopin: Jan Krzysztof Broja e Marian Sobula, sob a regência de Wagner Polistchuk.