A Conrad lança no final de janeiro O Menino do Kampung, de Lat (pseudônimo de Mohammad Nor Khalid), um dos cartunistas mais carismáticos da Ásia. Dono de uma incrível popularidade, principalmente na Malásia e em Cingapura, seu trabalho deu origem a musicais e a um desenho animado para a TV, exibido pelo canal Nickelodeon da Ásia. Reconhecido internacionalmente, em 2003 Lat teve sua vida contada em um documentário produzido pelo Discovery Channel. No Japão, onde ganhou tradução em 1984, Lat recebeu o Prêmio das Artes e Cultura (2002).
O Menino do Kampung é um verdadeiro documentário em história em quadrinhos sobre a cultura da Malásia. A história toda se passa num kampung, típico vilarejo local, localizado entre seringais e uma imensa área de mineração de estanho. Algumas poucas casas suspensas de madeira, uma mesquita, um tímido comércio, apenas uma rua e quase nenhum carro. Assim é o cenário onde o personagem Mat Som cresceu.
Numa história autobiográfica, o próprio Lat cria um personagem, uma criança, para apresentar seu nascimento, o cotidiano no vilarejo, até o dia em que deixa o lugar para estudar na cidade grande. O menino Mat Som encanta e cativa. O leitor passeia por suas lembranças da vida pacata no campo, onde as velhas tradições ainda são passadas de pai para filho e meninos tomam banho de rio, pescam e sobem em árvores.
O relato primoroso de uma cultura rica e variada vem à tona graças à obra de Lat. Uma das faces do universo malaio é a prática muçulmana. Os costumes, os rituais, a educação dada em casa e em sala de aula. Lat faz um resgate desse lado religioso de forma delicada.
?Sabe como é, quando você fica seis, sete ou até dez anos na cidade, de repente começa a se lembrar do lugar de onde veio. Comigo aconteceu enquanto visitava os Estados Unidos. Eu estava na cidade grande, era jovem, muito jovem, e percebi que não me lembrava de Kuala Lumpur (capital da Malásia), e sim do lugar onde eu nasci, um lugar muito pequeno. Então decidi que quando voltasse faria um livro sobre o vilarejo?, explica o autor.
Curiosidade
O Mc Donald da Ásia criou o Kampung-Burguer em homenagem ao livro, Kampung Boy (em inglês). Já o desenho animado ganhou um prêmio especial do Festival Internacional do Filme de Animação de Annecy, em 1999, na França.
O autor
Nascido em 1951 em Kota Baru, um kampung no norte da Malásia, Lat é pseudônimo de Mohammad Nor Khalid, um dos cartunistas mais populares e admirados da Ásia. Talento precoce, começou sua carreira profissional aos 13 anos de idade, encorajado principalmente pelo pai, que o incentivava a retratar em seus desenhos os eventos de seu dia-a-dia e o ambiente ao seu redor. Artista altamente produtivo, seus cartuns são considerados um retrato valioso da vida política e cotidiana de seu país. Dono de uma incrível popularidade principalmente na Malásia e em Cingapura, seu trabalho deu origem a musicais e um desenho animado para a TV, exibido na Ásia pelo canal Nickelodeon. Reconhecido internacionalmente, em 2003 teve sua vida contada em um documentário produzido pelo Discovery Channel. O Menino do Kampung, escrito em 1979, é seu trabalho mais conhecido, que lhe trouxe a consagração definitiva como um dos maiores de seu tempo.