A cultura do café paranaense em imagens

A Secretaria de Estado da Cultura, por intermédio do Museu da Imagem e do Som (MIS) em parceria com o empresário Luciano Zaina realiza amanhã, às 19 horas, a abertura da mostra fotográfica Moendo Café, no Espaço Lucca Cafés Especiais do Juvevê.

Na ocasião, serão apresentadas 21 fotografias com o tema sobre a cafeicultura paranaense, em diversos formatos e que fazem parte do acervo do Museu da Imagem e do Som. A exposição, com entrada franca, permanece até o dia 12 de fevereiro.

O título da mostra Moendo Café foi inspirado na canção homônima mexicana (compositor anônimo cuja letra foi criada por Javier Solis), grande sucesso de 1961, gravada por Poli e seu Conjunto. O público terá a oportunidade de conferir imagens raras do nosso rico café, registradas desde o seu plantio até o preparo do tradicional cafezinho, um dos rituais mais sagrados do brasileiro.

Histórico

As imagens que registram a produção do café no Paraná são de fotógrafos anônimos, mas nem por isso deixam de ter sua importância. Armazenadas há mais de uma década no MIS, elas revelam um pouco da cultura do café que chegou ao Paraná no início do século XX. O crescimento foi lento até 1945, em consequência das duas guerras mundiais e também da quebra da Bolsa de Nova York em 1929.

Foi na década de 50 e início dos anos 60s que a cafeicultura teve a sua fase de maior expansão no Estado, quando a área chegou a quintuplicar, passando dos 300 mil hectares em 1951, para 1,6 milhão de hectares em 1962. Por um longo período, o café foi o principal gerador de riquezas para o Estado, propiciando a fixação do trabalhador no meio rural, além de contribuir para coroar com êxito o modelo de colonização, tornando as pequenas e médias propriedades economicamente viáveis, numa época de poucas alternativas agrícolas.

Serviço

Moendo Café-abertura amanhã, às 19 horas na Lucca Cafés Especiais Juvevê (Rua Augusto Stresser, 318). Entrada franca. Horário de visitação: de segunda a sábado, das 11 às 21 horas. Domingo, das 14 às 20 horas. A mostra fica aberta até o dia 12 de fevereiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo