O primeiro espetáculo musical produzido pela Casa da Gávea, A canção brasileira, tem direção de Paulo Betti e fará uma única apresentação hoje, com ingressos a preços populares no Teatro Guairão, em realização da Casa da Gávea e Banalíssima Arte e patrocínio dos Correios.
A cena se abre no palácio de Modinha, uma rica e elegante senhora, casada com Lundu, mais velho que ela, e saudosista do sucesso de outrora. O casal prepara-se para receber os convidados estrangeiros que vêm conhecer a Canção Brasileira, sua filha recém-nascida. São apresentados através de números musicais o Couplet Francês, a Valsa Vienense e por último o Fado, visitantes esperados pelo casal. De repente, ouve-se um barulho -Flauta, o Cavaquinho e o Violão, três moradores do morro, invadem o salão para conhecer Canção. Seu humor brejeiro contrasta com a formalidade dos convidados presentes. Encantados com a beleza de Canção, e apostando que ela será mais feliz levando o que acreditam ser uma vida tipicamente brasileira, resolvem raptá-la e levá-la para o morro.
É para lá também que Maxixe acaba de levar seu filho, o Samba, que será criado no meio do povo, como Canção. Passagem de tempo. Vinte anos depois, Samba e Canção, namorados apaixonados, estão às voltas com seu casamento. Mas Modinha resolve mais uma vez procurar pela filha no morro. Desta vez, acompanhada pelo sedutor Tango, um pretendente rico com ares de latin lover, considerado ideal para sua filha formariam o casal Tango-Canção. Modinha acredita que Canção deve cumprir seu destino burguês: viver no palácio, cercada de luxo e conforto. E Tango, com o aval da futura sogra, consegue seduzir Canção com os encantos da vida na cidade, levando-a a desistir de sua grande paixão, o Samba.
Serviço :
A canção brasileira, hoje às 21h no Teatro Guairão (Praça XV de Novembro, 971). Ingressos R$ 10,00 (dez reais); patrocínio: Correios apresentam apoio: Lei Federal de Incentivo à Cultura / Ministério da Cultura realização: Casa da Gávea.