Quem quiser se aventurar pelo Subsolo – uma galeria de arte contemporânea que funciona há um ano em uma casa da década de cinquenta, localizada no Água Verde, em Curitiba – irá poder apreciar a nova exposição do artista plástico paranaense Daniel Pellegrim, que vive na Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso.

continua após a publicidade

Intitulada Luk ti! Amelí Bena mi, Gee Guará! Stum, em referência às personagens apresentadas nas obras do artista, a mostra reúne 25 trabalhos que se encaixam no movimento de toy art (arte brinquedo). São obras de acrílico sobre tela, gravuras e esculturas.

“A toy art é uma versão da arte pop contemporânea. Um movimento que utiliza desde as técnicas de reprodução em série até a produção artesanal. Híbrido, ele comporta tanto a urbanidade quanto a tecnologia, o underground e o nonsense. Uma estética que se apresenta através de personagens exóticos, que podem ser meigos, inocentes, violentos, subversivos, cômicos, satíricos e até heróicos ou eróticos”, explica a crítica de arte Joice Gumiel Passos, que é responsável pela Subsolo.

As obras expostas por Pellegrim são bastante coloridas e divertidas, podendo ser interpretadas e entendidas por adultos e crianças. Os personagens criadas pelo artista são míticos e surgiram da observação de desenhos e da natureza.

continua após a publicidade

Nas telas, eles fazem o papel de personagens em si e também têm seus traços utilizados para criar outros elementos, como por exemplo molduras, montanhas e árvores.

“A toy art é uma forma de brincar com a arte, utilizando a criação, alteração e repetição. No desenvolvimento de minhas obras, sou influenciado pela cultura pop e pelas cores da Chapada dos Guimarães, onde mantenho um ateliê”, diz Daniel.

continua após a publicidade

Todas as obras expostas na exposição estão disponíveis para comercialização. Amanhã, dia da abertura, Daniel Pellegrim e o crítico de arte Joice Gumiel irão participar de uma mesa redonda sobre toy art, na Subsolo.

Serviço

Exposição de Daniel Pellegrim. 12 de novembro a 12 de dezembro, na Subsolo Galeria de Arte Contemporânea (Av. Iguaçu, 2481. Água Verde), em Curitiba. De terça a sexta, das 14h às 21h, e sábados, das 11h às 18h.Informações: (41) 3019-8701.