O prestígio das séries aumentou tanto que até a festa que as premia mudou de dia para não deixar os fãs aflitos por perder o episódio da sua história preferida – e, claro, evitar a disputa de audiência. Por isso, em plena segunda-feira, acontece em Los Angeles a 66ª cerimônia do Emmy, o Oscar da TV, que a Warner transmite por aqui a partir das 20h30, com direito a tecla SAP para quem não quiser ouvir a tradução simultânea. Nos Estados Unidos, o domingo, dia tradicional de entrega de troféus, é o mais disputado pelas principais produções.

continua após a publicidade

Este ano, as séries rodadas para a internet, com Orange Is the New Black e House of Cards, ambas do Netflix, competem de igual para igual com as de TV linear. A primeira resultou em uma situação inédita: Laverne Cox, intérprete da detenta e cabeleireira Sophia, foi a primeira artista transexual a receber uma indicação ao Emmy. Ela concorreu ao título de melhor atriz convidada em série de comédia, mas perdeu para a companheira de cena Uzo Aduba. O troféu foi entregue em uma prévia da premiação, na semana passada, em que categorias menores e técnicas foram contempladas, abreviando o tempo da festa de hoje à noite.

Nas categorias principais, o duelo está acirrado. Na briga por melhor série de drama estão Breaking Bad, badalada vencedora no ano passado, Downton Abbey, Mad Men, Game of Thrones e House of Cards, todas concorrentes no ano passado. A única nova na seleção é True Detective, da HBO, sucesso de crítica. Já na lista das melhores produções de comédia há mais equilíbrio entre concorrentes antigos e novos. As veteranas estão The Big Bang Theory, Veep, Louie (ainda inédita no Brasil) Modern Family estão no páreo com as novatas. Orange Is the New Black, Silicon Valley.

A força das produções mais recentes está presente na disputa pelo troféu de melhor ator de drama, em que Matthew McConaughey e Woody Harrelson, ambos de True Detective, podem ficar com o prêmio almejado por Kevin Spacey (House of Cards) Bryan Cranston (Breaking Bad), Jeff Daniels (The Newsroom, vencedor de 2013) e do azarado Jon Hamm (Mad Men), que há foi indicado 12 vezes ao Emmy – incluindo ator convidado em 30 Rock, mas nunca saiu vitorioso.

continua após a publicidade

Com menos badalação que as séries, porém relevantes no quesito qualidade, estão na briga os telefilmes Quem Matou Kennedy?, Muhammad Ali’s Greatest Fight, Sherlock: His Last Vow, The Trip To Bountiful e The Normal Heart.

Como tem sido de praxe em premiações como Oscar e Globo de Ouro, a festa será pontuada por gracinhas, que ficarão sob responsabilidade de Seth Meyers, egresso do Saturday Night Live. O humorístico, aliás, é o programa que mais acumula indicações na história do troféu: 185 vezes. Dessas, 40 foram bem-sucedidas.

continua após a publicidade

Além das categorias mais conhecidas, o Emmy tem outras pouco comuns, como a de melhor reality com temática de competição, em que estão as versões norte-americanas de The Amazing Race, So You Think You Can Dance, Project Runway, Top Chef, The Voice e Dancing with the Stars, equivalente ao quadro Dança dos Famosos, do Domingão do Faustão.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.