Em fevereiro o quadro “Desaparecidos”, exibido todas as segundas-feiras na hora do almoço pelo Paraná TV primeira edição da RPC, completou um ano com quase 60 casos de famílias que se reencontraram. Nesse período foram 44 programas, com mais de mil depoimentos gravados e participações ao vivo na Redação Móvel do jornal.

continua após a publicidade

O quadro é um verdadeiro exemplo de como colocar em prática o slogan da RPC: “vamos juntos”. “Usamos o recurso que temos: a comunicação, esse espaço que damos para as pessoas manifestarem seu desejo de reencontrar parentes e pessoas do convívio familiar que desapareceram. Mas é claro, depois de um ano, formou-se uma verdadeira rede de busca, em que jornalismo, voluntários e população se unem para promover esses encontros”, disse o jornalista Jasson Goulart, que está à frente do quadro.

Em um ano, além de bater cartão na Praça Santos Andrade, no centro de Curitiba, o quadro passou por Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Umuarama, Maringá e, recentemente, aproveitando a temporada de verão, por Matinhos, onde a Praça Central da cidade ficou lotada e mais de 80 depoimentos foram gravados.

O sucesso do quadro já trouxe para Curitiba pessoas de todos os cantos do Paraná, e até de outros estados. “Hora ou outra aparecem pessoas de Santa Catarina, Joinvile por exemplo, para a gravar conosco na tentativa de achar seus parentes no Paraná. Em outros casos, por meio dessa rede que se forma, já localizamos pessoas no interior de São Paulo e até mesmo no Mato Grosso”, conta Jasson.

continua após a publicidade

No dia 07/03 a Redação Móvel estará mais uma vez na Praça Santos Andrade. A data é especial: o Paraná TV irá relembrar casos que marcaram o quadro, abrir espaço para quem procura por pessoas desaparecidas, e, é claro, comemorar reencontros.