Começa domingo a 30ª edição da Oficina de Música de Curitiba. O espetáculo de abertura é um concerto da Camerata Antiqua, sob a regência do maestro português Osvaldo Ferreira, que também responde pela direção artística da fase de Música Erudita da Oficina. Será no Teatro Guaíra, às 20h30, com ingressos custando R$ 10.
Para atender perto de 1,5 mil estudantes serão ofertados 31 cursos de música erudita, dez cursos de música antiga e 41 cursos de MPB, além de além dos dois cursos de musicalização infantil e construção de instrumentos com material reciclável, que acontecerão nas Regionais da cidade dez cursos em Ruas da Cidadania. As aulas para os instrumentistas, em sua maioria, acontecem nas dependências da Universidade Tecnológica do Paraná, que pelo terceiro ano consecutivo sedia o evento. São 99 professores de todo o Brasil e de 18 países convidados.
Apresentações
Na programação, que vai até 28, serão realizados 90 concertos, em diferentes espaços: teatros, parques, praças e igrejas, além de apresentações em asilos, penitenciárias e hospitais, numa iniciativa que privilegia a inclusão social.
Na primeira fase da Oficina, que tem como foco a música erudita, participarão instrumentistas consagrados internacionalmente como os violinistas David Lefevre (Canadá) e Nicolas Koeckert (Alemanha), o violoncelista Tomasz Zieba (Polônia), o trombonista Scott Hartmann (Estados Unidos), o flautista Carlo Jans (Luxemburgo) e o oboísta brasileiro radicado na Suíça, Isaac Duarte.
No núcleo de Música Antiga, destaque para o cravista e organista Lorenzo Ghielmi (Itália), a violoncelista Phoebe Carrai (Estados Unidos), o tenor Rodrigo dal Pozzo (Chile) e a flautista inglesa Rachel Brown.
MPB
Na fase de MPB estão programados shows com a cantora Ná Ozzeti, o pianista Gilson Peranzzetta, o guitarrista Victor Biglione, a percussionista Simone Soul e o clarinetista Gabriele Mirabassi (Itália). Do Núcleo Latino-americano, apresentações do panamenho Edwin Vasques e do cubano Julio Barreto, enquando o Núcleo de Música e Tecnologia promove espetáculos do alemão Christian Lohr e do brasileiro André Abujamra.
Ópera
A programação da Oficina de Música ainda oferece concertos da Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Sinfônica do Paraná e Fry Street Quartet (EUA), além de recitais de música de câmara, e apresentações do organista italiano Lorenzo Ghielmi. Para os amantes do canto lírico, a oportunidade de conferir a produção da ópera “A Flauta Mágica”, de Wolfgang Amadeus Mozart, a cargo do Núcleo de Ópera Studio.
Cinema grátis
A música também invade a tela da Cinemateca de Curitiba, que exibirá uma programação especial sobre o tema até o dia 28, com mais de 100 sessões gratuitas.